quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Folclore tem festejos na cidade

- Publicidade -

O Centro de Turismo, em Petrópolis, e o Memorial Câmara Cascudo abrem hoje suas programações voltadas para o Dia do Folclore.

O artista plástico Etewaldo Cruz Santiago, que morreu há um ano em Ceará-mirim, e o folclorista Luís da Câmara Cascudo serão celebrados pelas duas instituições.  

A programação do Centro de Turismo abre hoje às 15h com apresentação da Banda de Música da Escola Municipal Ferreira Itajubá, no Pátio do Centro de Turismo. ÀS 17h, tem abertura da mostra Esculturas Populares do Rio Grande do Norte, que fará uma homenagem ao ceramista Etewaldo Cruz Santiago. A mostra fica até dia 15 de setembro.

No Memorial Câmara Cascudo, localizado na praça André de Albuquerque – Cidade Alta – hoje é dia de visitar a exposição “Câmara Cascudo: Uma história que o tempo não leva” , que fica em cartaz até o final do mês.  Às 16h tem o espetáculo “Boi Brasil”  do projeto Operart, idealizado pelo Instituto Fal.

Amanhã das 14h às 19h, o Memorial segue sua programação com barracas de comidas típicas, apresentação de Trio de Forró e do Grupo de Danças da Petrobras, além da tradicional feira com artesãos executando trabalhos com renda, bilro, areia e madeira. A feira e as apresentações folclóricas vão até sexta-feira.

Já o Centro de Turismo tem espetáculo na quarta-feira, a partir das 16h, com o espetáculo “Popular Dança Antônio Nóbrega”, encenado pelo grupo de Dança Popular do Colégio Marista de Natal, que se apresentou recentemente em Joinville.

Às 16h tem “Cascudo canta lá que eu conto cá”, peça teatral do  Trotamundos Cia das Artes. Na sexta-feira, o Centro de Turismo apresenta, às 16h, a peça “As traquinagens de Mateus e Catirina” do grupo Artes & Traquinagens).

Congresso reunirá especialistas

Também com o tema cultura popular, prossegue nas galerias da Capitania das Artes a II Mostra de Arte Ingênua, sob a curadoria do professor e marchand Antônio Marques. A exposição reúne 50 artistas do Rio Grande do Norte, reforçando a longa tradição de arte naïf que existe no Estado, cujo ícone maior é Maria do Santíssimo, homenageada na I Mostra de Arte Ingênua, realizada em 2005. A maioria das obras expostas está à venda.

A programação do Folclore em Natal não se encerra neste fim de semana. A partir do dia 29 até dia 1º de setembro, acontece o 12o Congresso Brasileiro de Folclore, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET). O tema central “Folclore e Turismo: cenário de inclusão social”, será debatido por especialistas de todo o país, a maioria ligados ao comitê brasileiro de folclore.  

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas