sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Folha Estudantil: muito além do muro da escola

- Publicidade -

JARDIM DE PIRANHAS - Equipe que desenvolve o projeto do jornal na Escola Estadual Amaro CavalcantiFazer jornal neste país de poucos leitores tem sido uma tarefa árdua. Cientes das dificuldades que teriam pela frente, um grupo de alunos da Escola Estadual Amaro Cavalcanti, ensino  médio, em Jardim de Piranhas, região do Seridó, topou esse desafio. O resultado foi o surgimento da “Folha Estudantil”, informativo bimestral totalmente feito por aqueles estudantes da escola.

A idéia surgiu nas aulas de Língua Portuguesa, quando uma turma de 2º ano estudava como se fazia um jornal. Não satisfeitos com apenas as explicações teóricas do professor eles resolveram partir para a prática e encamparam a idéia de se criar um informativo gerado dentro daquela unidade escolar, mas que debatesse também temas que tivessem o interesse da comunidade em geral, como meio ambiente, comportamento, trabalho, política etc. “Já fazíamos este trabalho desde o ensino fundamental, só que mimeografado. Agora, queríamos um jornal que se assemelhasse a um ‘de verdade’, feito em gráfica” – informa Jéssica Alves, uma das idealizadoras do projeto, para acrescentar: “O Folha Estudantil tem como propósito não somente discutir as questões concernentes ao alunado, mas também problemas enfrentados pela comunidade, como o que envolve a poluição do rio Piranhas”.

Da gestação da idéia até o prazer de se ter o jornal nas mãos, eles enfrentaram imensas dificuldades, já que não tinham conhecimento das técnicas jornalísticas. No entanto, o que eles acharam mais difícil foi a busca dos patrocínios. “ Ir ao comércio e às industrias pedir ajuda para a impressão foi parte mais penosa”, diz Idalyna Medeiros, que também participa da equipe do jornal.

O periódico já vai para o terceiro número e mostra credibilidade na comunidade, sendo bastante elogiado pelos leitores, apesar da pequena tiragem em torno dos 500 exemplares. Na pauta, sempre a discussão da realidade local, dentro de uma linha independente, sem censura. “Vamos continuar criticando o que precisa ser criticado, elogiar o que merece ser elogiado, investigar o que necessita ser investigado. Não adianta tentar agradar a todos, pois, como falava Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra” – afirma Idalyna.

A equipe do jornal avisa que não pretende ficar só nisso. Já que tomaram gosto pela coisa, planejam lançar uma revista – na festa da padroeira – e organizar um blog para esquentar o ainda morno caldeirão cultural da cidade de Jardim de Piranhas. Idéias e disposição eles têm. Falta somente o apoio financeiro, mas eles, com certeza, não são de desistir de seus sonhos.

Uma coisa é certa: a proximidade com a notícia, mesmo que amadorísticamente, fez nascer nesses alunos o desejo de cursar uma faculdade de jornalismo. Jardim de Piranhas, futuramente, poderá ganhar bons profissionais nessa área. É esperar para ver.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas