sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Foliaduto é nacional

- Publicidade -

O escândalo da Fundação José  Augusto é  assunto nacional. Deu na Globo ( Jornal Nacional de quarta-feira), está  nas  folhas do triângulo-mágico Rio-São Paulo-Brasília, está nos blogues e navega triunfalmente pelos mares da internet. O blogue de Ricardo Noblat, do Estadão, abre a matéria com o título “Foliaduto deixa mal governadora”. E desenvolve o texto a partir da reportagem assinada por Kamila Fernandes, da Folha onlaine, que começa assim:

– O irmão da governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PDB), Carlos Faria, que até começo de abril era o secretário do Gabinete Civil de seu governo, e o ex-chefe de gabinete Ítalo Gurgel foram denunciados ontem, pelo Ministério Público, por envolvimento no escândalo conhecido como “foliaduto”, em que foram desviados R$ 2 milhões de em shows que nunca aconteceram.”

Diz ainda o texto do blogue que os dos milhões de reais tinham “como destino final o pagamento de despesas contratadas informalmente – sem qualquer contrato ou licitação – pelo Gabinete Civil. O dinheiro chegava em espécie à Governadoria, pouco depois, de ser sacado por outros envolvidos (…) o escândalo estourou no mês de março, quando foi descoberto que nenhum show contratado pelo governo do Estado para as festas carnavalescas do interior do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação José Augusto, havia acontecido.”

Ontem pela manhã a conversa na calçada do Cova da Onça é de que o Ministério Público iria trabalhar, a partir de agora, numa outra variante do foliaduto. Seria o envolvimento com algumas paróquias do interior do Estado. O dinheiro para festas da igreja não teria chegado nem na sacristia.

Jantar de Garibaldi

Vai ser segunda-feira, 3 de julho, o jantar de adesão às candidatura de Garibaldi Filho e  Rosalba Ciarline, no Boulevard Recepções. As senhas estão sendo vendidas na sede da Multifas Ltda, que fica na avenida Hermes da Fonseca, 950, parede-meia com a Nick Buffet.

Garibaldi no Agreste

O senador Garibaldi Filho e a ex-prefeita Rosalba Ciarlini, percorrem hoje as trilhas dos votos do Agreste: estarão em São Bento do Trairi e em São José de Mipibu,  onde ainda se comemoram o São Pedro com todo o merecimento.

Amanhã, os dois candidatos estarão cedo na feira de João Câmara, uma das maiores do Estado. Depois, pegam a estrada no rumo de Upanema, pras bandas do Oeste.

A  vez do freio

Amanhã é julho, o mês do alívio. Graças à Justiça Eleitoral encerra hoje o prazo que estanca a propaganda do governo, paga com o nosso dinheiro. Aqui no Rio Grande do Norte  tem sido um derrame. Um absurdo com ares de escândalo. A partir de amanhã estaremos livres do garoto propaganda do governo Wilma Maia, aquele que tem cara de cone do outro das Casas da Bahia, ele próprio o maior carapeteiro que já apareceu por estas ribeiras daqui.

Julho será um alívio para os ouvidos e para os olhos. Espero que seja também para os cofres públicos. Espero que a Justiça também esteja atenta para a prática  de outros expedientes  – é bom conferir nas folhas  da  mídia local – das  páginas disfarçadas de matéria redacional. Abundam há um bocado de tempo. E nem precisa ser um expert para conferir o esbulho.

Chuva

Ontem, ponto facultativo nas repartições estaduais e dia de convenção do PSB, não funcionou o serviço de meteorologia da Emparn.  Isso quer dizer que hoje não temos notícias de chuvas.

Maior partido

A Arco Advice, uma empresa de consultoria, andou entrevistando um grupo de 52 parlamentares considerados como “os mais influentes da Câmara dos Deputados”.  Queria saber como ficará o mapa político do país a partir das eleições de outubro. Os números foram publicados pelo Ricardo Noblat no seu blogue do Estadão.

Mais da metade dos entrevistados (57,7%) admite que o PMDB será o partido mais forte da Câmara. Apenas 17,3% dos entrevistados apontaram o PT.  Para a maioria  dos entrevistados “o PT será o partido mais afetado pelos escândalos do mensalão, seguidos pelo PL, PP e PSDB.

Com relação à “cláusula da barreira”, a grande maioria acha que o PSB, o PDT, o PP e o PV “não alcançarão a cláusula da barreira”.  Já o PMDB, o PFL, o PT e o PSDB passarão bem por ela.

Posse na Adun

A nova diretoria da Adurn (Associação de Docentes da UFRN) acontecerá nesta sexta-feira, a partir das 9h30, no anfiteatro B do Centro de Ciências Exatas e da Terra, no Campus. A nova presidente é a professora Kênia Maia.

A simpatia dos alemães

Meio-dia de hoje,  na hora da chepa, vamos ter Alemanha e Argentina, dando a saída das Quartas-de-Final desta Copa. Jogão. Torço pela simpatia dos alemães que estão fazendo uma grande festa. Ponto para o mestre Franz  Beckembauer e por Christine de Alex, também. E, principalmente, por Johann Sebastian Bach, o maior de todos.

Final da tarde tem Itália e Ucrânia. Nunca foi tão fácil para os italianos. Torço  por  Dom Vincenzo que, a partir de amanhã, retorna ao comando da Bella Napoli da Hermes da Fonseca.

Brasil e França

Estou com o pressentimento que o Brasil vai passar com folga pela França. E que Ronaldinho Gaúcho será o nome do jogo. Amanhã, gente.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas