O Ford Focus tem uma personalidade forte. É um automóvel que proporciona alta qualidade, excelente dirigibilidade, design arrojado e boas opções de modelos para o consumidor brasileiro. Agora, a linha 2008 do Focus é reforçada com a versão flexível da motorização 1.6 L, disponível tanto para o modelo hatch como para o sedã, com um propósito único: oferecer o melhor custo-benefício do segmento.
O Focus 1.6 L Flex 2008 Hatch custa partir de R$43.490,00 e o Sedan a partir de R$48.720,00. Ambas as versões chegam com o mesmo preço de lista da versão 2007 a gasolina, que, em comparação com os concorrentes, faz dele o carro médio de menor custo nos dois segmentos.
A versão 1.6 L Flex chega ao mercado com as características que marcam a moderna e avançada tecnologia flex da Ford: excelente desempenho quando abastecido com álcool e eficiência ainda maior quando funcionando com gasolina. O motor RoCam 1.6 L Flex elevou a potência, o torque e a economia com os dois combustíveis, indistintamente, com melhoria no nível de silêncio e mantendo o conhecido padrão de dirigibilidade, um dos atributos mais elogiados do Focus.
A Ford incorporou todos os benefícios consagrados no motor, com soluções inovadoras que incluem a utilização da taxa de compressão mais alta da categoria, a válvula termostática eletrônica, exclusiva da Ford, sistema de injeção eletrônica de última geração e luz de advertência do nível do reservatório de partida a frio no painel.
A potência específica de 69 cv/litro do novo motor é a mais elevada da sua classe, superando inclusive a de concorrentes de maior cilindrada. Atinge marcas significativas em termos de aceleração, retomada e velocidade final, ao mesmo tempo em que garante economia de combustível compatível em sua classe.
No desenvolvimento da versão flex, o Focus passou também por aprimoramentos no sistema de embreagem, no semi-eixo e no tensionador da correia do acionamento do alternador. E, como conseqüência, teve um refinamento na sua dirigibilidade.
Saiba mais
Aprimorando o produto
1 – “Cada modelo flex que a Ford lança é concebido para obter o melhor rendimento, seja qual for o combustível utilizado. Com o Focus Flex não foi diferente. Nossa responsabilidade é grande porque estamos apresentando um produto em uma linha que tem um dos mais altos índices de lealdade do mercado. O Focus Flex não é apenas um carro que foi modificado para funcionar também com álcool. Ele é resultado de um projeto novo, que foi aprimorado em vários aspectos para oferecer um produto ainda melhor para o consumidor”, diz Antônio Baltar Filho, gerente geral de Marketing da Ford.
2 – Com um público fiel, o Focus conta com alto índice de satisfação dos proprietários e de recompra, que garante um volume consistente de vendas. Ele é o segundo modelo mais vendido entre os hatches médios, com destaque para a versão de 1.600 cilindradas. Entre os sedãs tem um desempenho mais discreto, mas atua bem no segmento de entrada entre os veículos de sua classe.
3 – A razão dessa lealdade está no próprio projeto do Ford Focus, um produto que busca apresentar em cada detalhe o estado-da-arte da tecnologia em sua classe de veículo e preço. O design sempre foi um dos motivos principais de compra, mas a dirigibilidade e o espaço interno acrescentam algo mais ao carro.