Forrós de maio acordam a cidade

Publicação: 2019-05-17 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
As fogueiras ainda não estão queimando, mas as homenagens a São João e sua popular festa já estão despontando por aí. Nordestino não precisa esperar até junho para cair no forró, portanto, já tem arrasta-pés para todos os gostos a partir deste fim de semana, tendo o São João como inspiração. Há salões para todos os gostos, desde o Bailão do Rojão na AABB, até a 5ª edição do ForRick, no bairro de Candelária, passando pelo forrozão para grandes plateias da Arena das Dunas, com seu Arraiá White e várias estrelas forrozeiras. Pode preparar os passinhos da quadrilha.

Reunindo primeiro time de músicos, banda Rojão abre os trabalhos com o Bailão na AABB. No repertório, releituras de clássicos do forró
Reunindo primeiro time de músicos, banda Rojão abre os trabalhos com o Bailão na AABB. No repertório, releituras de clássicos do forró

Rojão no salão
A Banda Rojão toca música brasileira pra dançar durante todo ano, mas quando quando maio chega, o repertório ganha aquela cadência típica que é a cara da época. A turma se prepara para abrir sua temporada junina com show Bailão do Rojão neste sábado, às 19h, no Salão Cristal da AABB. “A gente acabou de desligar o modo carnaval e já entramos com tudo nas farras juninas”, afirma Ciro Pedroza, um dos músicos do grupo. O Bailão é um tributo ao que de melhor a época junina traz para agitar quadrilhas e salões ao redor da região.

O repertório vai ser a mistura azeitada de baião, xote, rojões e até um tiquinho de frevo pra esquentar ainda mais o salão. No repertório estarão muitos clássicos do cancioneiro nordestino, de gente como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Gilberto Gil e de Flávio José. Além disso também terão cocos, sambas de latada, carimbós, forrós e bregas de Carlos André, José Ribeiro e Paulo Sérgio, interpretados com arranjos refinados e muita alegria. “Serão três horas de som pra ninguém ficar parado e todo mundo cantar junto”, ressalta Ciro.

"Nosso repertório reúne mais de duzentas músicas, todas com um traço em comum: a pegada de festa nordestina de não deixar ninguém parado durante três horas", disse o médico Carlos Araújo Peru, percussionista e cantor do Rojão. Ciro ressalta que a banda toca música de festa todo ano. “A gente até dá um andamento mais lento aos forrós e as pessoas gostam mais assim”, diz.

Para deixar a banda mais forrozeira e afiada, a formação também conta com os sanfoneiros Reinaldo Jr e Hilton Jr, o bandolinista Alexandre Moreira, o baixista José Fontes e os bateristas Sílvio Franco e Rafael Bender. Ao grupo de músicos profissionais se juntam o médico Carlos Peru, o empresário Charles Cavalcanti (voz e percussão), o petroleiro Eliezer Dantas (violino e trumpete) e o jornalista Ciro Pedroza (voz e violão).

A Banda Rojão está na estrada há oito anos, começando suas primeiras noitadas no Buraco da Catita. Uma vez por mês o grupo faz show na AABB. O grupo é tão versátil que conta com três formações que se adaptam à proposta da festa: uma de câmera (com até quatro pessoas), média (a que tocará na AABB) e a grande (com até dez pessoas, incluindo naipe de metais).  "Quem vem às festas do Rojão vira logo rojônico", brinca Ciro.

O grupo tem diversas apresentações agendadas para junho – inclusive no São João oficial da prefeitura -, e um dos projetos mais interessantes é o Rojão na Feira, que ainda está em fase de captação, e logo mais vai ganhar as ruas. Consiste em cinco apresentações durante a Feira do Alecrim, com direito a show de abertura. Segundo o músico Chico Bethoven, empresário do Rojão, a ideia é levar o forró para a rua, e firmar o ritmo como trilha sonora oficial diante de outros gêneros como o sertanejo, tão em alta no momento. “Não podemos deixar nossa cultura se perder tão fácil”, afirma.

Dorgival Dantas, artista potiguar consagrado, volta ao terreiro da Lua
Dorgival Dantas é atração do Arraiá da White

Arraiá 'all inclusive'
Para quem curte um forrozão super produzido, com direito a open bar e food, decoração especial e atrações estelares, pode chegar junto para curtir a nova edição do Arraiá da White, que vai agitar a Arena das Dunas nesta sexta-feira, a partir das 22h.  O São João “mais chic da cidade”  vai ser conduzido por Dorgival Dantas, Saia Rodada, Léo Verão & Daniel Freitas, que vão tocar seus forrós entre brincadeiras juninas, e concurso de rei e rainha do milho.

O casal com o melhor visual matuto estilizado vai ganhar mil reais e alguns brindes. A festa vai contar com brincadeiras típicas como barraca do beijo, mensageiro do amor e outras atrações. O open bar oferece uma carta de bebidas variada, incluindo cerveja premium, gin importado, whisky oito anos, vodka, caipis, aperol spritz, tônica, energético e outras opções. Já o open food é de pizza (Massa Finna), crepe (Fuscrepe), cookies (Crooks), coxinha (Loucos por Coxinha), petiscos (Taboleiro) e bolachas (Jucurutu). 

Candelária no forró
Quem ainda não tem a ginga do forró nos pés e na cintura, poderá ver muitos profissionais de perto e também dançar e aprender mais durante a 5ª edição do ForRick, que vai embalar o Conselho de Moradores de Candelária (Conacan) neste domingo, a partir das 14h. A festa nasceu com o objetivo de reunir dançarinos de academias de dança de Natal e de Parnamirim, mas acabou se tornando um grande baile aberto a todo mundo que queira dançar – bem ou mal – forró. O som ficará a cargo das bandas Forrozão Balai de Gato e Alta Tensão Forró Universitário.

Além das bandas de forró que tocam para o público dançar, durante as edições do ForRick acontecem apresentações especiais com professores e alunos de  academias de dança de Natal e da Região Metropolitana de Natal. As apresentações ocorrem no intervalo entre uma banda e outra. Nesta quinta edição do evento serão a Hi-Fi Studio de Dança, de Parnamirim, e Cia Potiguar de Dança, de Natal.

Segundo o organizador do evento, Rick Richard, o objetivo da festa é divulgar as academias de dança e ao mesmo tempo fazer a confraternização dos dançarinos, em um grande baile de dança, que tem o forró como base, mas que é aberto para outros estilos como zouk, bachata, tango, gafieira, kizomba, entre outras levadas. Ele, que também participa das aulas em diversas academias, explicou que começou a fazer o ForRick na parte de trás de sua casa. Como o espaço é pequeno e o público começou a aumentar, resolveu levar para um local maior.

Serviço:
Bailão do Rojão na AABB. Sábado, das 19 às 22h. Informações e ingressos: Lojas Spazzio - Av. Hermes da Fonseca, 1273, Tirol. Tel.: 3611-1121/ 99647-1306.  

Arraiá da White. Sexta, às 22h, na Arena das Dunas. Vendas n’A Graciosa e pelo Ingresse.

5º ForRick. Domingo, a partir das 14h, no Conacan (Rua Frei Henrique de Coimbra, 3346), Candelária. Entrada: R$20.








continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários