quarta-feira, 15 de maio, 2024
30.4 C
Natal
quarta-feira, 15 de maio, 2024

Fortaleza abandonada

- Publicidade -

Redação
[email protected]

A Folha de S. Paulo, edição de terça-feira, 10, deu chamada de capa para a reportagem sobre o abandono da Fortaleza dos Reis Magos, matéria assinada pela sua correspondente em Natal, Cledivânia Pereira, também editora-executiva desta TN. Título da matéria: “Histórico, Forte dos Reis Magos está abandonado em Natal”.  Isso vai já vai  fazendo  quatro anos, coisa do começo do governo Robson Faria, mais ou menos o mesmo tempo do fechamento do Teatro Alberto Maranhão emparelhado com fechamento da Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, o Museu Café Filho, o Teatro Lauro Monte, de Mossoró. Fala-se agora no fechamento da Pinacoteca, montada no Palácio Potengi. Isso é Rio Grande do Norte, já está escrito,  assim,  no slogan da opulenta campanha publicitária do Governo.

Chuva
Rio Grande do Norte teve ontem (de terça-feira para o amanhecer de ontem) chuva passando de 110 milímetros.  Foi no município de Grossos. Na mesma faixa litorânea do sal, aparece Macau com 96 milímetros. Choveu em todas aquelas praias: Guamaré, 60, Areia Branca, 38.

Grossos em dois dias seguidos somou 144 milímetros, Macau, 136 e Tibau, 104. As chuvas do Oeste pegaram ainda Pendências, 38 milímetros (em dois dias, 99) São Rafael, 24, Mossoró e Lucrécia, 18 (Mossoró, em dois dias, 96 milímetros), Alto do Rodrigues, 13, Baraúna e Ipanguaçu, 12.

Chuvas boas também no Sertão do Cabugi: Angicos, 45 milímetros, Pedro Avelino, 43, Lages, 28. Em Santana do Matos, 70 milímetros. Chuvas finas no Seridó e no Agreste.  Pelo Litoral Sul, a melhor chuva foi em Goianinha, 15 milímetros. Natal, nonada.

Ceará
Muita chuva no Ceará. A maior de ontem foi em Coreaú, região da Ibiapaba, parede-meia com o Piauí: 133 milímetros. Na mesma região, Ibiapina, 98, Ipueiras, 90 e Viçosa do Ceará, 89. Em Barroquinhas, no Litoral Norte, 122; Santa Quitéria, Sertão Central, 112, e em Icapuí, na Jaguribana, fazendo divisa com Tibau, do lado de cá, 68 milímetros. Não choveu no Cariri. Tem previsão de mais chuvas no Ceará para hoje e amanhã.

A maior chuva de ontem na Paraíba foi em Joao Pessoa, 41 milímetros. A segunda caiu em Paulista, Alto Sertão, divisa com a nossa Serra Negra do Norte, 39 milímetros.

Poesia 
David Leite me manda o número de janeiro de O Nheçuano, jornal cultural da cidade gaúcha de Roque Gonzales, estampando a rica produção literária daquelas missões. Descobre-se novos nomes e vai gostando de lê-los, como neste poema “Poesia”, de Vaine Darde:

“A compreensão da poesia /é sensorial. / O poema não necessita de algoritmo / para chegar ao alumbramento. // Poesia está no braile / que a língua lê nos poros… // Poesia é a palavra / à flor da pele. ”

De Portugal 
Quem chega de outra rodada pela Europa com escala demorada em Lisboa, subindo e descendo suas ladeiras, sem perder a vista do Tejo, é o poeta Demétrio Vieira Diniz.  Sempre encantado pelas coisas de lá.

Não trouxe queijos da Serra da Estrela, mas pagou excesso de peso com a mala estufada de livros da fina flor da literatura portuguesa. Entre eles, Ana Teresa Pereira, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares.

Livro 
Lembrando que dia 19, de hoje a uma semana, teremos o lançamento do livro de Ivan Maciel de Andrade, Machado que eu li. Será na sede da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, a partir das 18 horas.

Atrasado 
O Governo ainda não concluiu o pagamento dos salários de março do funcionalismo estadual, já chegando a metade de abril.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas