quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Fórum debate necessidades dos municípios potiguares

- Publicidade -

Foi aberta ontem a 3ª Conferência Estadual das Cidades, um evento organizado pelo Governo do Estado que pretende pôr em discussão as principais necessidades dos municípios potiguares, e avaliar maneiras práticas e viáveis para supri-las. Ao fim das atividades, um relatório será preparado e levado para a conferência nacional, que acontece em Brasília no fim de novembro.

Participam da conferência cerca de 700 pessoas, entre elas, mais 400 delegados que vieram das 135 cidades que organizaram suas conferências municipais ao longo deste anos. Para o secretário estadual de Assuntos Institucionais, Rui Pereira, os números são motivos para comemoração. “Alcançamos o índice de 80,24% de cidades participantes. Se não somos os melhores, estamos certamente entre os três melhore índices do país”, disse.

Segundo ele, nas conferências municipais participaram cidadãos comuns, sindicatos, associações, igrejas e foram focados os maiores problemas de cada cidade nos âmbitos da saúde, educação, segurança, estradas, iluminação e habitação, entre outros. E a cada conferência, um relatório foi preparado.

“São exatamente estes relatórios que viemos apresentar à governadora. Nesses documentos, há uma verdadeira radiografia da situação dos nossos municípios”, esclareceu Rui. Durante os eventos de cada município, foram eleitos também os delegados, que participam da conferência que ocorre este fim-de-semana em Natal.

A abertura teve a presença do Ministro das Cidades, Márcio Fortes, que fez palestra sobre os avançando na gestão democrática das cidades. Para Rui Pereira, a participação do auxiliar de Lula é de suma importância para o sucesso do projeto. “É o Governo Federal quem deve distribuir as verbas, levando em conta as necessidades de cada município.”

No fim da conferência, um novo relatório será confeccionado, e serão eleitos 44 delegados, que irão representar o RN em Brasília. “Eu não acredito em política pública feita em gabinete com ar condicionado e tapete. Ela demanda da sociedade, e é o que nos estamos sentindo”, disse Rui Pereira. A conferência  está sendo realizada no hotel Praiamar, em Ponta Negra, e vai até o fim da manhã deste sábado.

"No balanço das conferências municipais ficou claro que as maiores necessidades de investimento estão na educação, no saneamento básico, no déficit habitacional, no transporte (mobilidade urbana) e na geração de emprego e renda", afirmou Rui. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas