sábado, 20 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Fórum expõe trajetórias de sucesso

- Publicidade -

A segunda edição do Fórum Empresarial do Rio Grande do Norte reuniu cerca de 1,4 mil pessoas, entre empresários, estudantes e gestores, ontem, no Teatro Riachuelo, e teve como palestrantes o empresário Marcelo Alecrim, presidente da Distribuidora de Combustível Ale, e o empresário Jussier Ramalho, considerado um dos 20 melhores vendedores do mundo pela Caliper Americana.
Fórum Empresarial do RN reuniu cerca de 1,4 mil pessoas, entre empresários, estudantes e gestores, ontem, no Teatro Riachuelo
Marcelo Alecrim foi o primeiro a subir ao palco e a narrar sua trajetória, que começou em 1976, quando trabalhava no posto de gasolina do pai, em Canguaretama. Depois de entrar para a faculdade de administração, ele investiu seus esforços em expandir os negócios do pai, e em cinco anos, quintuplicou as vendas. Em 1996, fundou a Satélite Distribuidora de Petróleo (SAT) e passou a atender a demanda dos pequenos postos, um nicho de mercado que não era favorecido pelas grandes distribuidoras de combustíveis.

O empresário destacou que, em 2002, quando o Brasil acumulava um dos piores níveis no risco-país, conquistou investimentos internacionais para a SAT, com uma associação ao Darby Overseas Investments nas Américas, instituição norte-americana que investia um fundo de receita fixa e um fundo de serviços financeiros em companhias da América Latina com potencial para superar a média dos maiores mercados americanos e europeus.

Marcelo transformou a negociação em oportunidade de crescimento para a companhia e a partir desse momento, o empresário, que precisou vender o carro da família para comprar o primeiro caminhão da frota, não enfrentou mais dificuldades para obter crédito junto aos bancos.

Em 2006, a empresa se uniu à ALE Combustíveis e se transformou  numa das 50 maiores do país, tendo como uma de suas características a sinergia entre processos, produtos e pessoas. Marcelo que, em 2007 teve sua história transformada em case publicado na Harvard Business School e foi eleito várias vezes empresário destaque dentro e fora do Brasil, ressaltou que dá para crescer sem perder a essência. O empresário, que conduz um plano agressivo de expansão, recomendou que outros empresários já consagrados no RN façam o mesmo. “Eu tinha o produto e existia mercado”.

Jussier Ramalho foi o último a subir ao palco e explicou, depois de conquistar a simpatia do público, a diferença entre quem sonha e quem realiza. “As pessoas querem se tornar bilionárias, como Marcelo Alecrim. Mas para isso é necessário mais do que sonhar, é preciso colocar os sonhos em prática. Sem isso não se consegue chegar a lugar nenhum”, afirmou Jussier, que hoje é um dos palestrantes mais requisitado do Brasil. Jussier, assim como Marcelo Alecrim, também narrou a sua trajetória e mostrou que é possível crescer, se trabalhar duro. “Dá para crescer, sem perder a essência”, afirmou Marcelo e reforçou Jussier.

FÓRUM

Realizado pela K&M Group em parceria com a TRIBUNA DO NORTE, o Fórum Empresarial do RN é um evento que difunde ideias, conceitos, técnicas e cases de sucesso, com o fim de estimular e desenvolver líderes, gestores e executivos nas mais variadas áreas empresariais. O propósito do evento, segundo a organização, é colaborar com a formação de agentes transformadores. “Nosso intuito é disseminar as melhores práticas em gestão através da divulgação dos cases de sucesso, discutir questões importantes para o nosso empresariado e homenagear as pessoas de nossa terra”, resumiu Kelermane Martins, Presidente da K&M Consultoria, Talentos & Oportunidades e do Instituto Amigos da Vida.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas