Rosalie Arruda
Fosso
Publicado: 00:00:00 - 23/01/2022 Atualizado: 13:13:15 - 22/01/2022
Para um emedebista de quatro costados, o fosso político que separa a dupla Garibaldi/Walter do ex-deputado Henrique Alves está cada vez mais profundo. A intolerância do presidente do partido no RN, diante da simpatia do primo Henrique junto ao eleitorado estadual, tem motivado sequelas.

Além disso, embora bem avaliado nas pesquisas de intensão de votos, o ex-senador Garibaldi Filho tem demonstrado fragilidade na saúde. A disputa pelo mesmo cargo, na mesma legenda, contra o primo Henrique, levam alguns emedebistas a duvidar de sua performance eleitoral.

Companheiras...

A governadora Fátima Bezerra e a deputada Natália Bonavides tiveram um tête-à-tête na manhã de sexta-feira (21), na residência da governadora. Nada vazou do encontro. Apenas fotos sorridentes. 

...e companheiro 

O senador Jean usou a rede social para anunciar a destinação de R$ 1 milhão em recursos para estruturar a Nova Escola de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN). 

De acordo com o petista, a emenda ajudará a ampliar os serviços prestados pela clínica para a formação dos estudantes e atendimento da população, vai promover o fortalecimento do curso de enfermagem e, por meio da integração da Faculdade, irá beneficiar os demais cursos da instituição.

Tô na Globo

Neste domingão, os potiguares Fernandinho Campos, da Casa Durval Paiva, e o médico Lucas Lavine são atrações do apresentador Luciano Huck no quadro The Wall. Os meninos estão em campanha com o intuito de arrecadar fundos para a informatização do Instituto dos Cegos do RN.

RN Internacional 

A secretária estadual de Turismo, Aninha Costa, está participando da Feira de Turismo de Madri, na Espanha.  Ela firmou parceria com a operadora de viagens Logitravel Group, por meio da diretora Mariana Silverio Duque, para divulgar o destino RN.  

Caju...

O Nordeste continua à frente na produção   brasileiras de castanha de caju.  Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte são responsáveis pela produção nacional na casa das 110.669 toneladas. O número é menor que o registrado na safra passada, quando foram produzidas 139.921 toneladas do fruto, ou seja, uma queda de 21% em um ano. Os dados foram anunciados por meio de uma live realizada no canal da Embrapa no Youtube.

...produção no RN

No Rio Grande do Norte, por sua vez, a produção ficou em 16,6 mil toneladas, com rendimento de 331 quilos de castanha de caju por hectare. De acordo com Elder Costa, tecnologista sênior do IBGE do Rio Grande do Norte, os números se mantiveram estáveis com uma leve redução na comparação com o ano anterior.

Desastres naturais 

O Tribunal de Contas da União vai fiscalizar a atuação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil nos recentes desastres, especialmente na Bahia e em Minas Gerais. A proposta é do vice-presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, e a relatoria será do ministro Jorge Oliveira.

Segurança de barragem
 
A propósito, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), com o intuito de treinar a população do município de Lucrécia, convoca para a participação do Seminário de Orientação sobre o Plano de Ação de Emergência da Barragem de Lucrécia. O seminário será realizado durante 4 dias como medida de proteção para evitar aglomeração. O evento ocorrerá nos dias 24 a 27/01, às 18:30, no pátio da Escola Estadual Josefina Xavier.

De normal a acima do normal

Só mesmo fazendo um acerto com São Pedro para prevalecer o prognostico da Fundação Cearense de Meteorologia quando estima um cenário de chuvas favoráveis para o período de fevereiro a abril de 2022, no Norte e Nordeste do Brasil.  Para a região do semiárido do Rio Grande do Norte, o prognóstico é de volumes de normal a acima do normal. 

Demissão por WhatsApp

O TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região), que cobre 46 cidades do estado de São Paulo, entendeu que um colaborador pode ser demitido por mensagem de WhatsApp. Mas, especialistas de todo o país discutem a decisão e questionam se é eticamente aceitável desligar um funcionário por meio do aplicativo. 

Preconceito

Uma pesquisa feita pela ONU revelou um dado que deixou o banco de empregos no país em polvorosa. O estudo mostrou que 90% da população mundial tem preconceito contra a mulher. O machismo, a homofobia e o racismo estão muito mais presentes em todos os países do que se imaginava. 

A constatação é ruim para a sociedade de forma geral e para as empresas.

Vazou o PIX 

O Banco Central do Brasil (BC) informou o vazamento de dados pessoais com 160 mil chaves Pix da Acesso Soluções de Pagamento S.A. Segundo o BC, a causa foi devido a falhas pontuais em sistemas dessa instituição de pagamento.

“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”. Disse o comunicado do banco.

Urgência vacinal 

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, recém-empossado presidente do Consórcio Nordeste, enviou ofício ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga pedindo pela compra urgente da CoronaVac para a vacinação infantil. "Fazemos tal pedido como decorrência do compromisso na busca de soluções para a erradicação de tão terrível pandemia”, escreveu Câmara.

O ministro Queiroga confirmou que vai distribuir o imunizante.

Joaonetofotos.com
NOS EVENTOS Tazia Barreto e Eduardo Barreto

NOS EVENTOS Tazia Barreto e Eduardo Barreto


Joaonetofotos.com
ONDE O SOL Karolina Rebello e Luciano Rebello

ONDE O SOL Karolina Rebello e Luciano Rebello


Joaonetofotos.com
A SIMPATIA Paulo Alencar e Juliana Mota

A SIMPATIA Paulo Alencar e Juliana Mota


Joaonetofotos.com
DOS CASAIS NATALENSES Ana Elisa China e Ivan Salustino

DOS CASAIS NATALENSES Ana Elisa China e Ivan Salustino

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte