Fotógrafo Jaeci Emerenciano morre aos 87 anos em Natal

Publicação: 2017-11-20 13:03:00
O fotógrafo responsável por um dos maiores acervos de Natal, Jaeci Emerenciano Galvão faleceu neste domingo (19), com o agravamento do seu quadro de saúde. O corpo está sendo velado por amigos e familiares no Centro de Velório São José, no bairro Lagoa Seca. O sepultamento está marcado para às 16h no Cemitério Público do Alecrim.

Créditos: ReproduçãoO fotógrafo Jaeci Emerenciano é responsável por um dos maiores acervos fotográficos de NatalO fotógrafo Jaeci Emerenciano é responsável por um dos maiores acervos fotográficos de Natal

O fotógrafo Jaeci Emerenciano é responsável por um dos maiores acervos fotográficos de Natal

Jaeci estava internado desde dezembro de 2016, quando sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ele é responsável por um dos maiores acervos fotográficos sobre Natal dos últimos 70 anos, com cenários diversos da cidade e seu desenvolvimento.

Seus primeiros registros foram feitos no período da 2ª Guerra Mundial, quando Natal recebeu bases militares americanas. Em 1948, inaugurou o primeiro estúdio, no Alecrim, com a marca "Foto Jaeci". A assinatura marca imagens da capital potiguar desde a época em que tinha apenas 50 mil habitantes e clima de cidade do interior.

Seu acervo possui fotos de praias urbanas, prédios, acontecimentos sociais e políticos e retratos de famílias. Em 2012, Jaeci Emereciano lançou uma coleção de CDs com uma seleção de 200 imagens intitulada "Natal de ontem" e "Natal de hoje".


Leia também: