sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Fotografo paraibano João Lobo lança em Natal o livro Coleção Senac

- Publicidade -

A Coleção Senac de Fotografia lançou nos últimos anos nomes como Ella Durst, Paula Sampaio e João Urbano. Este ano é a vez do paraibano João Lobo, fotógrafo reconhecido internacionalmente. Reunindo imagens de trabalhos ao longo dos seus 26 anos de profissão, o livro será lançado hoje, às 11h na galeria Convivarte da UFRN com organização de Simonetta Persichetti e Thales Trigo, profundos estudiosos da imagem. Além do livro, João fará palestra sobre a sexualidade na fotografia, sua última pesquisa, no teatro do Departamento de Artes da UFRN, amanhã às 11h.

Foto da apresentada no SenacOs corpos, o movimento e a luz interessam a João. Sua profunda pesquisa sobre os corpos diante das câmeras resultou em imagens etéreas e subjetivas reunidas em trabalhos como “Esculpir Segundos” (2005), “Luz e Mistério” (2007) e “O Essencial é invisível”, todas reunidas no livro do Senac.

“O livro é importante para a história da fotografia brasileira, pois abre espaço para a fotografia artística. Antes faltava uma linha de concentração e a coleção permite a interação de diferentes universos da fotografia brasileira”, contou João ao VIVER.

Na visão de João, a fotografia vem ganhando espaço nos salões de artes visuais de todo o mundo e isso favorece o interesse pela imagem. “É um novo tempo para a fotografia”.

O livro traz imagens da época em que João era fotojornalista até trabalhos mais recentes quando desviou seu olhar ao mundo infinito das artes. “Meu interesse agora é a sexualidade na fotografia. “A questão sensual do corpo sem banalidade me desperta. Desde que descobri essa vertente um mundo se abriu”, contou João que estará lançando em breve o livro “Sexualidade na Fotografia”, reunindo imagens da fotografia pornográfica dos anos 30 até hoje.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas