Fotojornalismo coleciona prêmios nacionais e locais

Publicação: 2021-03-24 00:00:00
Toda boa matéria precisa de uma boa imagem que ilustre e que complemente a informação que o jornal deseja passar. Às vezes esses registros são tão bons que merecem prêmios e a Tribuna do Norte tem coleciona fotografias premiadas que saíram de suas páginas para concursos regionais e nacionais, graças à qualidade do trabalho de seus fotógrafos.

O fotógrafo Alex Régis, explica que por volta de 2006 é que a equipe de fotojornalistas atentou para as chances de disputar prêmios. “Começou com o fotógrafo Rodrigo Sena, que teve a iniciativa e daí começamos e perceber que dava certo, a princípio em competições regionais”, relembrou.

Uma das fotos premiadas de Régis foi do Prêmio BNB de Jornalismo em 2009, quando ele concorreu nas categorias regional e nacional com a imagem de um agricultor caminhando entre uma plantação de melão. “Voltei a ganhar outros concursos, ao todo, pela Tribuna, foram quatro. Em 2013, a foto de um pescador no rio Potengi para o prêmio BNB, retratava o novo horizonte para a pesca potiguar. Essa foto me levou a outros projetos e me abriu caminhos para a produção audiovisual”, contou o fotógrafo.

Na época em que os fotógrafos começaram a participar com mais frequência dos concursos, Adriano Abreu ainda era motorista do jornal e assistiu a história ser contada nos textos e nas imagens durante os quinze anos nos quais dirigiu os carros de reportagem. Há onze, ele integra o time de fotógrafos e, passou a seguir os passos dos colegas vencendo nas competições do gênero.

Créditos: Adriano AbreuFotografia de Adriano Abreu premiada em evento localFotografia de Adriano Abreu premiada em evento local

“Desde que comecei como motorista, acompanhei de perto muitos casos de grande repercussão, principalmente policiais, como o caso Genildo da chacina em São Gonçalo, o Caso Maisla, da menina que foi esquartejada no Igapó. Um acontecimento muito marcante foi a rebelião de Alcaçuz, em 2017. Deste episódio, tive uma foto como primeira colocada no concurso do Ministério Público”, disse Adriano.

Os fotojornalistas da TRIBUNA DO NORTE são presença constante nos prêmios de jornalismo. Magnus Nascimento também é premiado tanto nas disputas locais como nacionalmente com fotos publicadas na Tribuna do Norte. Assim que ingressou na empresa, em 2013, foi escalado para cobrir a seca no interior e uma foto produzida em São José do Seridó, que retratava uma vaca agonizando naquele cenário de seca simbolizando o sofrimento da região com a estiagem, o levou ao pódio.

Créditos: Magnus NascimentoFoto premiada de Magnus NascimentoFoto premiada de Magnus Nascimento

“Desde que eu comecei a trabalhar na área, em 1996, almejava chegar à Tribuna do Norte. Passei por outros cinco jornais impressos e hoje estou aqui. Já conquistei dois prêmios nacionais e vários regionais”, destacou. As vitórias do seu time de fotógrafos mostra a qualidade da parceria do jornal com o trabalho deles.