sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

FPM em alta

- Publicidade -
Notas e Comentários
Os prefeitos não têm motivo para reclamar do Fundo de Participação dos Municípios de janeiro. De acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o terceiro decêndio do mês, comparado com mesmo período do ano anterior, teve um crescimento de 29,54% em termos nominais, sem considerar os efeitos da inflação. O acumulado do mês registrou um crescimento de 21,34%. Para os municípios do Rio Grande do Norte, foram depositados R$ 68 milhões. 
Aberto ou fechado 
Entre os senadores da bancada que representa o Rio Grande do Norte, dois se ausentaram na decisão sobre o voto aberto ou fechado: Jean Paul Prates (PT) e Zenaide Maia (PROS). O senador Styvensom Valentim (Rede) foi favorável ao voto aberto.
Contribuições de Garibaldi 
O ex-governador e ex-senador Garibaldi Filho comemora aniversário nesta segunda-feira. Garibaldi Filho tem colaborado, semanalmente, com artigos na TRIBUNA DO NORTE, nos quais aborda questões relacionadas aos principais temas que interessam ao País e ao Rio Grande do Norte. No mais recente, ele tratou da gestão de represas  e barragens no Estado. “Minha expectativa é de que a preocupação do Poder Público com a segurança desses reservatórios não se restrinja aos períodos próximos à ocorrência de tragédias. Aguardarei com atenção o resultado das inspeções”, destacou.  
Triste eleição no Senado. 
Não há esquerda e direita, nem governo e oposição. Ou se reorganizam forças políticas ou como votar reformas? O povo se desilude, paga o custo da desordem e se abrem portas para aventuras. Livremo-nos delas.”
Fernando Henrique Cardoso, Ex-presidente da República
Aliança PT e PSDB
O PT e o PSDB estão cada vez mais entrelaçados  no Rio Grande do Norte. Mas há quem vislumbre divergências difíceis de conciliar em breve. Não por causa das diferenças ideológicas. Os líderes dos dois partidos já mostraram que não consideram essas diferenças empecilhos para alianças que visam interesses políticos mais imediatos. O problema pode surgir dos conflitos entre os projetos de poder que poderão se chocar já nos preparativos para as disputas eleitorais de 2020. 
Defesa do voto aberto 
O deputado Girão Monteiro (PSL-RN) defendeu que os senadores revelem seus votos para a presidência do Senado, após o presidente do Supremo Tribunal Federal ter decidido que a votação tem que ser secreta. Ele também criticou o que considera com interferência do Poder Judiciário em questões internas do Congresso Nacional. “Democracia é a vontade da maioria. Senadores, os senhores demonstraram a vontade da maioria ontem, decidindo pela votação aberta. Em respeito ao Brasil, mostrem seus votos para os brasileiros. O Judiciário precisa para de legislar de uma vez por todas.
Eleição na Câmara 
O deputado Fábio Faria (PSD) passou a integrar a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados como terceiro secretário. O deputado Rafael Motta (PSB) ficou como  suplente da Mesa Diretora. 
Mensagem ao Legislativo 
A leitura da mensagem anual da governadora Fátima Bezerra (PT) à Assembleia Legislativa será na próxima terça-feira.
Controle governamental
O governo do Estado constituiu uma comissão para fazer o “acompanhamento e controle” do Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do RN). A comissão é formada exclusivamente por representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Tributação. Ou seja, a opção foi por uma comissão governamental e não por um conselho, que poderia ter representação dos empresários e dos trabalhadores.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas