quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Francisco Mariz não tem planos de assumir a secretaria de Educação

- Publicidade -

O professor Francisco das Chagas de Mariz Fernandes, ex-diretor do Centro federal de Educação Tecnológica (Cefet/RN) é o nome mais cotado para substituir a secretária Ana Cristina Cabral de Medeiros. Essa avaliação é do Governo do Estado.  O professor, no entanto, não pensa dessa forma. À TRIBUNA DO NORTE, o professor negou qualquer convite, disse que sabia das especulações envolvendo seu nome, mas fez uma avaliação pessoal que destoa da avaliação do Governo. “Não está nos meus planos”.

Sempre deixando claro que não poderia negar ou aceitar o convite porque afinal não tinha sido convidado, o professor explicou didaticamente estaria “com outras missões e não se sentia preparado” para assumir um cargo como a Secretaria de Educação do Estado. “Eu não me preparei para isto e acho que terão outros nomes”, avaliou. E acrescentou: “Não percebo que seria oportuno”.

As últimas informações sobre a nova reforma do secretariado são de que o anúncio pode ocorrer no final da tarde de segunda-feira próxima. Uma outra novidade é que para a Segurança Pública o nome deve vir mesmo da Polícia Federal e não deve ser nenhum  integrante desta corporação que já tenha atuado em cargo semelhante no Estado. Para a Saúde, o nome mais provável é mesmo o do secretário de Assuntos Extraordinários, Ruy Pereira. Durante o final de semana, a expectativa é que sejam fechados todos os novos nomes que passarão a compor o Governo. Ontem, o deputado Ricardo Motta (PMN), cotado para assumir a Secretaria de Articulação com os Municípios, disse que não recebeu o convite e que deseja continuar exercendo as atividades parlamentares da primeira secretaria na Assembléia Legislativa.

A nova reforma do secretariado será marcada pela independência e pela nomeação de auxiliares de alta confiança da governadora Wilma de Faria. Nessa cota pessoal insere-se o nome do deputado Gustavo Carvalho, que pode assumir a chefia do Gabinete Civil. Outro nome que segue esse perfil é Genildo Pereira, ex-diretor do Departamento Estadual de Imprensa (DEI) que vai substituir o secretário João Bastos na Datanorte. Um nome de confiança  da governadora que também é cotado para entrar no Governo é o suplente de deputado Cláudio Porpino. Ele seria supostamente o novo nome para a Secretaria de Esportes (Seel). Ao mesmo tempo não está descartada a possibilidade dele permanecer na Assembléia Legislativa.

Caso Cláudio Porpino fique como deputado, a governadora Wilma de Faria terá de chamar para o governo algum parlamentar para garantir o mandato ao segundo suplente. O primeiro é Vivaldo Costa, que deve permanecer por meio da nomeação de Gustavo Carvalho para o Executivo.

Fátima procura deputados para  discutir formação de aliança

A deputada Fátima Bezerra concorda com a governadora Wilma de Faria: quem tem de cuidar da campanha é a candidata. Ela comentou ontem que, inclusive, já está fazendo isso. A deputada informou que um dia após a convenção do PSB procurou o deputado federal  Rogério Marinho (PSB) para se integrar à sua candidatura. “Queremos que ele venha se engajar na campanha. Ele tem sim importância”, disse.

Segundo Fátima Bezerra, o deputado explicou que ainda não podia fazer nenhuma declaração porque estava aguardando uma conversa com a direção de seu partido. “Eu deixei claro que ele tem uma importante contribuição à nossa campanha”, informou. Fátima Bezerra explicou que também procurou os deputado Robinson Faria (PMN) e João Maia PR). Mas que ambos afirmaram que também estão na dependência de tomar uma posição porque ainda não tiveram uma conversa definitiva com a governadora Wilma de Faria. Segundo ela, essa conversa pode ocorrer este final de semana. “A governadora tem razão. Tenho de me empenhar para fortalecer minha candidatura”, afirmou.

A deputada aproveitou a entrevista para anunciar que em breve o conselho político relativo á sua candidatura em breve será formado; e que a coligação já está bastante fortalecida porque conta com com a participação de sete partidos: PT, PMDB, PSB, PcdoB, PRB, PTN e PDT. “Nossa coligação expressa muita  força política”, observou. E acrescentou: “Claro que queremos somar porque fortalece muito a nossa luta”. Ela informou ainda que serão promovidos seminários temáticos dos que servirão à  complementação do programa de governo que já está sendo formulado. Esses seminários devem ocorrer, no máximo, daqui a 20 dias.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas