quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Franquias atraem novos adeptos

- Publicidade -

O advogado Felipe Tenório já possuía um escritório de advocacia em sua cidade natal, Recife, mas desejava empreender em outro segmento. Quando conheceu a marca The Brownie Factory e soube que a empresa iria abrir franquias não pensou duas vezes antes de entrar neste novo negócio. Ele inaugura em setembro uma loja em Natal e planeja chegar a três unidades da doceria na capital potiguar no prazo de três anos.

“A instabilidade financeira me serviu para conseguir boas negociações que eu não conseguiria em outra ocasião. A crise econômica me favoreceu mais do que desfavoreceu. Para quem está com capital para investir, este é um excelente momento”, analisa Tenório.

Felipe Tenório: Investimento em doceria, com plano de expansão
Felipe Tenório: Investimento em doceria, com plano de expansão

#SAIBAMAIS#O mercado de franquias no Brasil está em expansão, conforme dados da Associação Brasileira do Franchising – ABF. O setor alcançou um faturamento de R$ 151,2 bilhões em 2016, um aumento de 8,3% em comparação com o ano anterior. O setor foi responsável por quase 1,2 milhão de empregos diretos, em 2015, ano em que registrou crescimento de 0,2% na taxa de empregabilidade. Embora exista uma rotatividade natural no setor, a projeção da ABF para emprego, em 2017, é de ampliação entre 1% e 2%.

A segurança e a praticidade proporcionadas pelo sistema de franquia foram os fatores chaves que encorajaram Felipe Tenório a investir no mercado de alimentação. “Sou advogado e entrar neste mercado seria muito desafiador se não fosse por franquia de sucesso. Eu lido com um produto já testado e aprovado, com uma estrutura de nutricionistas, fábrica e tudo o mais. Seria muito difícil para eu começar sozinho e demandaria um investimento maior”, explica.

Empreendedorismo

De acordo com Gilvanise Borba, gerente da unidade de orientação empresarial do Sebrae-RN, a elevação na quantidade de microempresários é devido, principalmente, a dois fatores: necessidade de complementação de renda e recolocação no mercado de trabalho. “Ao mesmo tempo em que o mercado de trabalho formal demite, outras portas se abrem nos caminhos do empreendedorismo”, sintetiza.

Sobre as franquias, ela coloca que é uma grande tendência para os novos negócios, já que este sistema representa, em sua maioria, uma maior segurança. “Se mostra mais garantido investir em um negócio que tem sua marca testada e une todos os custos na aquisição do produto e royalties pagos”, conclui.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas