Fraternidade e violência

Publicação: 2018-01-14 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Diante dos altos índices de violência no País, a Igreja traz novamente esse grave problema social para reflexão das pessoas, como tema da Campanha da Fraternidade de 2018. O tema  “Fraternidade e superação da violência”  e o lema “Vós sós todos irmãos”,  da campanha a ser lançada na Quarta-Feira de Cinzas, 14 de fevereiro, traz números contundentes do aumento da violência. Em 20 anos, o Brasil perdeu 2,7 milhões de pessoas jovens de até 39 anos. Com um detalhe, a maioria não morre, é morta. Entre as principais razões de morte estão agressões, acidentes de trânsito, câncer, doenças circulatórias e as infecções, coisas de países do Terceiro Mundo.

AMPLIAÇÃO

A rede de supermercados Nordestão vai ampliar o numero de lojas em 2018. Está iniciando a construção da segunda loja do “atacarejo” SuperFácil, na Cidade da Esperança próximo à rodoviária e de outra loja na Roberto Freire, onde foi o Armazém Pará.

Números


A escalada da violência continua em 2018. O RN teve 45 pessoas assassinadas nos oito primeiros dias do ano.  Em 2017 registrou 2.408 homicídios - 67 por cada 100 mil habitantes. Desde os anos 70 até 2016, é a segunda maior taxa já vista em um Estado, perdendo apenas para Alagoas, em 2011, quando houve índice de 71 por mil. As mortes na Grande Natal superam até países mais violentos do mundo.

Reajuste

Com o menor reajuste em 24 anos, o novo salário mínimo fica abaixo da variação do IPCA (inflação oficial) e não assegura a manutenção do poder aquisitivo do consumidor brasileiro. Deverá haver um ajuste no valor quando o Congresso Nacional voltar aos trabalhos. O aumento do mínimo foi de apenas 1,81%, para uma inflação que se aproximou dos 3%.

Incentivo para energia


Para estimular os negócios, o governo de São Paulo isenta de ICMS os componentes de geração solar fotovoltaica para consumo de energia em prédios públicos. A medida visa ampliar a oferta da energia solar na matriz energética do Estado e reduzir as contas dos prédios próprios públicos. Já para o Nordeste, o BNB amplia os benefícios em financiamentos, Aumentou o limite de até 80% dos financiamentos para empresas de energia.

DECLARAÇÃO


Uma tecnologia voltada ao processo de elaboração do Imposto de Renda pode evitar que os contribuintes caiam na malha fina. A Prosoft Analir One, lançamento da Wolters Kluwer - Unidade de Negócios Fiscal e Contábil no Brasil, chega ao mercado para reduzir riscos fiscais na entrega do IRPF. A entrega da declaração, até o final de abril, deverá ter mais de 29 milhões de contribuintes.

1- A Receita Federal libera amanhã (15), para saque nos bancos, o lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) referente aos exercícios de 2008 a 2017. O crédito estará disponível nas contas bancárias informadas pelos 165.898 contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizaram a situação. Ao todo, serão  mais de R$ 310 milhões.

2- Sem correção, a defasagem da tabela do Imposto de Renda sobe para 88,4%, diz o  Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional). Todo início de ano o sindicato retoma a pressão para que o governo envie ao Congresso Nacional proposta de correção da tabela pela inflação passada. Em 2016 e 2017, a tabela não foi corrigida.

3- A dívida de IPTU dos contribuintes de Recife, Jaboatão e Olinda soma R$ 4,8 bilhões. Mais um exemplo de conivência do Poder Público com quem é devedor de suas obrigações. Os recursos que estão faltando para melhorar a saúde da população, a educação e a segurança estão sendo sonegados, sem uma ação mais dura na cobrança.

FARMÁCIAS


O varejo farmacêutico cresce 12,86% de janeiro à novembro de 2017, segundo levantamento da empresa IQVIA, e as farmácias filiadas à Federação Brasileira das Redes Associativas de Farmácias (Febrafar). No mesmo recorte de tempo, as lojas das redes associadas a Febrafar cresceram 21,76%. Já a Farmarcas, administradora de redes Farmacêutica criada em 2012, projeta a abertura de 1.000 lojas no País, até 2019. 

FEIRA


A 45° edição da Couromoda abre a temporada de vendas do setor calçadista brasileiro e da América Latina, a  partir de amanhã até o dia 18,  em São Paulo, com os mais importantes players do mercado calçadista nacional para apresentar para compradores de todo o Brasil e outros 60 países as novas coleções e tendências.

DETRAN


Par dar literalmente um “empurrãozinho” às combalidas viaturas das polícias, o Detran RN vai passar a fazer a manutenção da frota. Já banca boa parte dos custos do Batalhão de Trânsito e ampliará esse apoio.

VISTORIA

A Cosern reforça o alerta às prefeituras que realizarão festas de carnaval para a obrigatoriedade de laudo de vistoria. Já foram enviadas correspondências para todas as prefeituras do RN , lembrando sobre a necessidade de solicitação de vistoria. O documento é obrigatório para os municípios que necessitarem da utilização de energia elétrica em caráter especial.

LIQUIDAÇÃO


O Boticário também está oferecendo descontos de até 40% em mais de 450 itens de perfumaria e maquiagem. A promoção incentiva consumidoras a encontrarem sua melhor versão para 2018. Os descontos serão válidos até 21 de janeiro para itens de perfumaria feminina e maquiagem nas lojas de todo país, com as revendedoras da marca e no e-commerce (www.boticario.com.br).



continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários