sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Frente à frente com Temer

- Publicidade -

JOÃO LYRA NETO – Jornalista

Não é sem razão que o presidente em exercício Michel Temer, procurou formalizar um encontro com os governadores do Nordeste. Sabe ele, muito bem, das necessidades existentes na Região Nordeste e que merece uma forte e indispensável ajuda do Governo diante de tantos problemas oriundos da seca. Mas não é só o Governo Federal que tem tentado dar uma solução a tudo isso. Os Bancos Oficiais, notadamente o Banco do Nordeste, está pronto, através dos seus planos de assistência, a atender o necessário. O que se pode dizer, é que o Banco do Nordeste foi criado para ajudar com soluções realmente objetivas, a Região em face de tantos problemas e dificuldades. O presidente Temer, com a sua presença junto aos governadores resolveu discutir os problemas da Região. Aliás, isso é um assunto velho, do tempo da SUDENE.

Com relação a essa esperada ajuda do Governo Interino de Temer, em favor dos Estados, o governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg reapareceu no Encontro dos Governadores dizendo: “Manifestei a posição que tenho conversado com os demais governadores. Temer sabe das necessidades dessas medidas. Isso, na realidade não é novidade em que vivem os governadores dos estados tentando ajudar a desenvolver a economia agrícola e o setor industrial”. Não é pelo que se sabe e tanto debate, o que vem ocorrendo em prejuízo da economia. Entre as principais propostas dos governadores discutidas na reunião estão: maior prazo de pagamentos, período de carência e mudança no estoque da dívida. Vale ressaltar, lembrou Rollemberg, que existem particularidades em cada unidade da Federação. Pernambuco, como Brasília, diz o governador do Distrito Federal, são dois estados que têm menos dívidas com o Governo Federal.

O governador Paulo Câmara, de Pernambuco, além das reinvindicações coletivas dos governadores, tinha em pauta conversar com o presidente interino Michel Temer, sobre a cidade de Floresta, para ver as obras da “Transposição do São Francisco”. É uma obra em debate há mais de 20 anos, pela posição que ela ocupa para o Nordeste, e defendida por todos os governadores. O problema dos Estados é o abastecimento d’água, coisa, aliás, muito difícil na hora atual, pela completa falta de chuvas no Nordeste. Há planos, como já foi falado, para o Rio Grande do Norte, estabelecido pelo Ministério da Integração, de levar água para as comunidades rurais carentes. A proposta afinal, do presidente Michel Temer é, realmente, tirar do Nordeste as dificuldades que tem vivido. Esse foi um dos grandes problemas discutidos pelos governadores.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas