domingo, 28 de abril, 2024
27.1 C
Natal
domingo, 28 de abril, 2024

Frente vai defender Turismo

- Publicidade -
Antonio Roberto Rocha 
Foi instalada na quinta-feira passada (2) na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, proposta pelo deputado Hermano Morais. O objetivo é promover ações que auxiliem o setor turístico do Rio Grande do Norte nesse momento de recuperação. 
O presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson, levou ao plenário as principais pautas da hotelaria. “De imediato precisamos discutir a prorrogação na redução do ICMS de energia para nosso setor. Outro ponto importante é a segurança nos corredores turísticos para que o viajante se sinta seguro em voltar ao nosso estado”, salientou.
No seu discurso, o presidente da ABIH-RN fez uma comparação do turismo mundial, destacando números e o quanto as ações conjuntas fazem a diferença na escolha do destino. Ele também destacou a importância da interiorização do turismo e a qualificação de mão de obra especializada como fundamentais.
Reuniões mensais – Hermano Morais disse que a Frente Parlamentar em Defesa do Turismo terá encontros mensais. “Temos um compromisso de nos reunirmos aqui, uma vez por mês, para tratar de temas relevantes ao setor e buscar soluções. É preciso cobrar do poder público ações concretas, pois o turismo emprega centenas de potiguares”, afirmou o deputado.
RN lança nova campanha
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), lançou nesta semana uma nova campanha de marketing promocional para divulgação do destino: Visite Rio Grande do Norte – um mundo de possibilidades. 
O novo visual dos conteúdos publicitários será focado nos principais mercados emissores de turistas para o RN e terá atuação em todo o país. A nova cara do Visite Rio Grande do Norte navega pelas inúmeras experiências que o estado proporciona ao turista e será ativada durante todo o ano de 2022, com uma produção 100% potiguar. 
Estratégia – Destaque para outdoors em rodovias nos diversos estados do Brasil, aeroportos, artes digitais para redes sociais, revistas, vídeos, banners e a produção de uma websérie inédita mostrando as potencialidades, personalidades e os atrativos turísticos de todo o estado. 
A campanha que impulsiona a retomada do destino é fruto da articulação política feita pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur) e pela Emprotur, com apoio do trade turístico, solicitando que a bancada federal do RN destinasse emendas parlamentares para ajudar a fomentar e interiorizar o turismo no RN.
Programa DEL Turismo avança 
Em cerimônia realizada na noite na quarta-feira passada (1º), no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, assinou o Termo de Cooperação com as entidades internacionais Instituto Educacional da Economia Bávara (BBW), Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ) e a Fundação para o Desenvolvimento Econômico e Qualificação Profissional (SEQUA), para adesão ao programa Rede DEL Turismo Nacional, iniciativa que unirá as cinco regiões do Brasil em projetos com foco na promoção do turismo sustentável.
O programa tem como objetivo fortalecer a economia local nos municípios, por meio da cooperação entre poder público, trade turístico local e sociedade civil. Os trabalhos serão focados no planejamento e na implementação de estratégias que atendam as demandas específicas de cada destino. Os estados do RN, MS, MG, SC e AC são os participantes nessa primeira fase do Rede DEL.
Destino verde – Entre as ações previstas, um dos destaques é a consagração dos municípios participantes com a certificação internacional de “Destino Verde”, concedida pela fundação holandesa Green Destination. Parceiro estratégico no projeto, a Green Destination examina os municípios no que diz respeito à sua adequação para certificação internacional como um destino sustentável.
No Rio Grande do Norte, o DEL Turismo já vem sendo desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, desde 2019, nos municípios de São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Parnamirim, Tibau, na região da Costa Branca, e Galinhos. O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou a Rede DEL como um reconhecimento do trabalho já executado.
“O DEL Turismo tem provocado uma verdadeira revolução nos municípios contemplados no nosso estado. A governança trazida pelas ações do programa tem tornado a atividade cada vez mais forte e permitido um planejamento estruturado, envolvendo todos os atores da cadeia.  Tenho certeza de que esse novo momento permitirá uma atuação ainda mais exitosa, com o fortalecimento dessa visão de rede e compartilhamento de boas práticas, trazendo grandes resultados, especialmente neste contexto de recuperação pós-pandemia”, disse.
ABIH-RN defende Réveillon em Natal
O empresário Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), é a favor da festa de Réveillon em Natal. O poder público, ressalta, tem que lembrar de que se trata de um indutor econômico do Estado, que se prepara para um momento de retomada.
“Outro ponto a levar em consideração: todos os indicadores da Covid-19 apontam para a baixa transmissibilidade, pequena ocupação de leitos e forte campanha em prol da vacinação”, explica Gosson, também plenamente favorável à realização do Carnatal.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas