quinta-feira, 18 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Frota não teve redução, diz Semob

- Publicidade -

Ricardo Araújo – repórter

No primeiro dia útil após a revogação do preço da tarifa de ônibus em Natal, a quantidade de transportes coletivos em circulação na capital nesta segunda-feira (24), se manteve a mesma do período anterior à cobrança do novo valor. Especulações de que a frota seria reduzida, como forma de retaliação à Prefeitura de Natal pelos empresários do setor de transportes, não foi configurada, pelo menos ontem. A tarifa voltou a custar R$ 2,20 desde a madrugada deste domingo (23), após validação do Decreto 9.998, assinado pelo prefeito Carlos Eduardo no dia 21 passado.
Segundo a Secretaria de Mobilidade, não houve retaliação por parte dos empresários com redução na frota em circulação na cidade
O que ocorreu, contudo, foi uma diminuição dos ônibus o que é comum a esta época do ano, em decorrência das férias escolares. Entretanto, nos horários de pico, manteve-se o mesmo número de veículos em circulação. O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) foi, mais uma vez, procurado para comentar o tema. A assessoria de imprensa do órgão informou que a presidência do Sindicato sustenta que não irá se posicionar até que se reúna com representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

De acordo com Elequicina dos Santos, titular da pasta, a reunião com o Seturn será marcada quando do retorno do prefeito Carlos Eduardo de Brasília. Sobre o monitoramento da frota de ônibus em circulação em Natal, a secretária garantiu que a Semob está fiscalizando e pediu que, ao perceber baixa na quantidade de ônibus em circulação, a população denuncie. “Até agora nenhuma irregularidade foi confirmada”, disse.

No caso das linhas na Região Metropolitana, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RN) ainda não tem data para divulgar a possível nova tabela de valores. De acordo com a assessoria de imprensa do DER/RN, os técnicos continuam avaliando a possibilidade de renúncia do ICMS sobre o combustível e o corte do ISS cobrado sobre os serviços executados pelas operadoras do sistema. Contudo, os moradores de Emaús e Parnamirim, cujas linhas são “urbanizadas” –  que transitam pela capital como ponto de subida e descida de passageiros – passarão a operar com o mesmo valor cobrado em Natal, que é de R$ 2,20. A previsão do DER/RN é de que o decreto seja publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado.

Plenária definirÁ rumos do movimento

Está marcada para às 17h desta terça-feira, 25, no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), uma plenária com os integrantes do Movimento #revoltadobusão. Eles vão analisar as conquistas das movimentações até agora, os danos das ações isoladas de vandalismo e se novos protestos serão convocados, confirmou o membro Thiago Aguiar. A suspensão do aumento do preço da tarifa e a melhoria da estrutura de transporte público em Natal foram as principais reivindicações dos jovens desde o início das mobilizações em Natal, que se espalharam pelo Brasil com um leque maior de reclamações.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas