Natal
Fundação do RN é a primeira do Nordeste a ter grupo técnico de intervenção
Publicado: 16:20:00 - 25/11/2021 Atualizado: 16:27:51 - 25/11/2021
A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN) vai ter o primeiro Grupo Técnico de Intervenção (GTI) do Nordeste, que deverá ser coordenado pelo seu Núcleo de Segurança Institucional. É isso que institui uma portaria divulgada no Diário Oficial do RN desta quinta-feira (25). 

Divulgação


Os 18 agentes socioeducativos do primeiro GTI passaram no mês de outubro por aulas de capacitação em gerenciamento de crise e intervenção, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndios. A ação do GTI junto aos adolescentes deverá, ainda, ser regulada por Procedimento Operacional Padrão (POP).

O presidente da Fundase/RN, Herculano Campos, ressalta a importância da criação do grupo para o aperfeiçoamento dos protocolos de segurança socioeducativa. "O GTI aponta para a tranquilidade do trabalho de todos que atuam nas unidades de atendimento, para os cuidados com a integridade física e moral de servidores e de adolescentes. Trata-se de iniciativa que consolida o Núcleo de Segurança Institucional, na perspectiva de respaldar o trabalho pedagógico e oferecer as condições de segurança necessárias ao seu bom desempenho”, detalha o gestor.

Em linhas gerais, cabe ao GTI a segurança da portaria e dos visitantes, acompanhamento e controle da visita de familiares, apoio ao processo de recepção de novos socioeducandos, condução e custódia, além de contenção de adolescentes em situações de crise.

Tensão

A iniciativa acontece em meio a uma semana de tensão no sistema socioeducativo. Nesta quarta-feira (24), um grupo de adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Parnamirim fez um socioeducador de refém durante a tarde. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados à unidade. 

Os jovens chegaram a botar fogo em alguns cômodos, e alguns estavam armados. A situação foi resolvida quase três horas depois, sem feridos.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte