quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Fundac irá capacitar os jovens do Projeto Selo Unicef

- Publicidade -

FUNDAC - Graça Motta diz que tema será avaliado por consultoresA Fundação Estadual da Criança e Adolescente (Fundac) promove hoje em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Capacitação do tema Rádio do Projeto Selo UNICEF Município Aprovado – Edição 2006. O tema faz parte do item de Participação Social, que compreende, ainda, cultura, educação ambiental e participação política de jovens. Por ele, o município deve desenvolver programas de rádio com e/ou para crianças e adolescentes, e que abordem os outros três temas do item, além de questões sobre a convivência com o Semi-Árido, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e assuntos relativos à infância e adolescência.

O Unicef tem reforçado junto às cidades a importância do envolvimento de crianças e adolescentes no projeto do Selo, que é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. No Rio Grande do Norte concorrem 148 municípios. Estarão presentes na capacitação – que ocorre de 8h às 17h, no Praiamar Hotel – o responsável do tema no município e um adolescente que participa ou irá participar do programa de rádio.

A presidente da Fundac, Graça Motta, ressalta a importância da capacitação, já que o tema rádio será avaliado por consultores indicados pelo Unicef. “Eles vão levar em consideração a qualidade informativa e técnica dos programas e a participação dos jovens nele, entre outros aspectos. Daí a importância deles estarem preparados”, comentou. Já o coordenador do UNICEF para o Ceará e o Rio Grande do Norte, Patrício Fuentes, destaca que “a participação de crianças e adolescentes no projeto potencializa a mobilização pelos direitos dos mesmos”.

Em 2006 participam do Selo UNICEF municípios dos 11 estados comprometidos com o pacto “Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido”. No RN o projeto é articulado pela Fundação Estadual da Criança e Adolescente (Fundac). Os municípios ganhadores, ou seja, aqueles que conseguem atingir o nível exigido de pontos devem ser conhecidos com o Selo até dezembro. Saiba que para serem certificados com o Selo UNICEF, os municípios têm que obter pontuação em Gestão, Impacto e Participação Social. Nos itens de Gestão e Impacto, os inscritos devem melhorar seus indicadores relacionados à criança e ao adolescente. Já em Participação Social, o município tem que realizar ações relativas à Educação Ambiental.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas