sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Fundo das Nações Unidas entrega prêmio a Parnamirim

- Publicidade -

SOLENIDADE - Estudante da rede pública de Parnamirim entrega troféu ao prefeito Agnelo AlvesNuma solenidade que mobilizou entidades públicas, estudantes, grupos de jovens e representantes de organizações não-governamentais, o  Fundo das Nações Unidas para a Infância fez a entrega formal, ontem à tarde, do Selo Unicef Município Aprovado, ao prefeito Agnelo Alves. O município foi um dos 15 contemplados no Rio Grande do Norte com o selo – um reconhecimento internacional ao trabalho desenvolvido pelo município na melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes.

“A escolha é feita por um criterioso sistema de avaliação; Parnamirim ganhou o selo por causa da conjugação de uma série de fatores positivos”, disse o coordenador do Unicef para o Ceará e Rio Grande do Norte Patrício Fuentes, ao parabenizar o município pela conquista. Ele estimulou os municípios que foram reprovados a manter a mobilização para uma nova edição do selo, em 2008.

O prefeito Agnelo Alves dedicou o prêmio ao trabalho desenvolvido por toda a equipe que vem se empenhando, desde 1º de janeiro de 2001 (data em que assumiu o primeiro mandato) até os dias de hoje. “Por mim fala o sorriso alegre das crianças; o esforço dos que fazem a prefeitura, especialmente nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social; por fim fala a população de Parnamirim, os mais jovens, os mais idosos, os brancos, os pretos, os cidadãos de todas as cores e religiões.”

Citando números, o prefeito lembrou que ao assumir o comando do município, há cinco anos, Parnamirim tinha 10 mil jovens matriculados no ensino fundamental, número que pulou para mais de 23 mil este ano. Lembrou também que em 2004, conforme dados do próprio Unicef, Parnamirim tinha quase 18.853 crianças com idade abaixo de seis anos. “Isso significa dizer que, se fôssemos fundar uma cidade só com as crianças de Parnamirim, ela seria a 28ª em população”, superando municípios como Caraúbas, Goianinha, São Paulo do Potengi e Santana do Matos, que são municípios de médio porte para os padrões potiguares.

O Rio Grande do Norte inscreveu 148 municípios, dos quais 118 foram pré-selecionados, mas apenas quinze contemplados com o selo. O Unicef analisou indicadores relacionados à melhoria do atendimento de saúde e da qualidade e universalização da educação; redução da desnutrição; criação de conselhos de direitos das crianças e dos adolescentes e tutelares; ao estímulo à participação política de adolescentes; educação ambiental, entre outros.

Mortalidade infantil e desnutrição em queda

Por ter o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Estado, atrás apenas da Capital, Parnamirim estava na disputa com Natal, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Mossoró e São José do Seridó. Caicó apresenta uma situação peculiar: mesmo tendo o melhor Índice de Desenvolvimento Infantil do RN desde 1999, não conseguiu avançar em outras áreas fora à Educação e à Saúde. Neste grupo, além de Parnamirim, o município de São José do Seridó também foi contemplado.

Mesmo sendo, durante muitos anos, cidade dormitório usada pela mão-de-obra trabalhadora da capital, Parnamirim conseguiu avanços nos cinco últimos anos. A taxa de mortalidade infantil, segundo o Unicef, é uma das menores do Rio Grande do Norte – apenas 15,03, semelhante a de estados desenvolvidos, como o Rio Grande do Sul. O porcentual de crianças com menos de dois anos de idade consideradas desnutridas é de 2,9, abaixo da média do grupo, de 3,67%. A cobertura do Programa Saúde da Família chega a 86,17%, enquanto à do grupo 80,96. O  abastecimento de água cobre 94,15% da população contra 85% do grupo de municípios com quem disputou o Selo Unicef.

O relatório mostra que Parnamirim precisa avançar em áreas que não dizem respeito apenas à disponibilidade de serviços púbicos, mas que necessita de mobilização de toda a sociedade. É o caso, por exemplo, da participação política dos jovens. Enquanto a média de adolescentes cadastrados do Tribunal Regional Eleitoral  é de 61,06%, em Parnamirim menos da metade da população entre 16 e 18 anos (44,33%) havia requerido o título de eleitor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas