quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Futebol aguarda data de retorno

- Publicidade -
O recém nomeado presidente da Comissão de Saúde da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), o infectologista Antônio Araújo, tomou conhecimento oficialmente da realidade dos números do Estado em relação à pandemia. Ele se reuniu com representantes da saúde local, ontem. Antes do encontro, ele conversou com a reportagem da Jovem Pam News Natal/Tribuna do Norte e preferiu não cravar data para um possível retorno das atividades no futebol potiguar.
O futebol local segue parado enquanto a FNF busca alternativas para que a bola volte a rolar com a anuência de especialistas
Antes do encontro ele enfatizou a questão da importância do aumento do nível de isolamento e a melhora em relação a ocupação nos leitos hospitalares. Em princípio ele falou que agosto, setembro poderiam estar como opções.
O presidente do América, Leonardo Bezerra, elogiou a criação da comissão e pediu para que uma data seja estipulada com a maior brevidade possível, para que os clubes possam planejar o resto da temporada. “Achei importante a criação dessa comissão de saúde na FNF e, se o médico responsável, aponta a retomada dos treinos apenas a partir de agosto, que a federação juntamente com as autoridades da área sanitária do RN defina logo essa questão, confirmando que não teremos atividades no futebol até o mês de agosto. Aí os clubes terão a oportunidade de se planejar melhor. Hoje o América mantém o plantel em Natal, com a perspectiva de ocorrer uma liberação a qualquer momento”, disse Bezerra.
O presidente americano cobra uma unidade nos discursos das autoridades que controlam o futebol no país. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vem emitindo sinais de que suas competições serão retomadas a partir de agosto. No Rio Grande do Sul, ressalta Leonardo Bezerra, que vive uma realidade diferente da nordestina, as notícias dão conta de que já estão liberados o funcionamento de shopping e igrejas.
“Nós temos de unificar o discurso, como não sou especialista na área da saúde e, um deles, que é o presidente da comissão montada pela FNF, afiança que só poderemos retornar em agosto, que se anuncie logo essa decisão, permitindo os clubes tomarem as medidas necessárias para voltar a trabalhar na data aprazada. Da forma como estamos hoje, pagando todo um elenco para deixá-lo em casa, é um suicídio para o clube. Daqui a pouco esses clubes vão morrer asfixiados se não forem tomadas medidas legais para sessarem as despesas que estamos tendo, já que as receitas sessaram há muito tempo”, destacou Bezerra.
Nova data
No período da tarde, antes do fechamento da edição, o presidente americano voltou a falar com a reportagem e disse ter ouvido que a comissão estaria disposta a uma nova avaliação após o fim do novo decreto do governo do Estado, que estendeu o isolamento até 4 de junho.
No entanto, Antônio Araújo esclarece que a comissão de saúde da FNF tem a função apenas de emitir um parecer científico para o presidente da casa, José Vanildo, sobre a viabilidade ou não do reinício imediato do futebol. “A comissão não tem o poder de definir a questão relativa ao futebol, nosso objetivo é apenas fornecer um parecer dizendo se é favorável ou não promover a retomada do esporte, dentro da atual situação da curva epidêmica no RN. Esse parecer é científico, não somos autoridades com poderes de impedir o reinício do futebol. Nossa indicação, baseada junto ao que colhemos na área de vigilância sanitária no estado, é que o campeonato não seja retomado agora. Houve o decreto da governadora prolongando o isolamento social, já estabelecido, até o dia 4 de junho. Apenas a partir dessa data poderemos sentar novamente para ver o que a equipe científica que faz parte do governo irá dizer, para que possamos prosseguir no trabalho em busca de apontar o melhor momento para retomada”, explicou Antônio Araújo.
O fator que vem se mostrando impeditivo para o afrouxamento das regras do isolamento social, é a curva ascendente da doença. Quando ela começar a fase de queda, é que a comissão científica irá se sentir segura para liberar, primeiro, a volta dos treinamentos. “Por enquanto essa curva não está se achatando, como demostra os gráficos da pandemia, ela está se elevando, fator indicativo existir um risco muito grande para liberar qualquer tipo de aglomerações”, reforçou o infectologista.
Quando taxa que a retomada dos trabalhos, só poderá ser dada a partir de agosto, Antônio Araújo baseia sua opinião no caso de ocorrer o achatamento da curva de transmissão da Covid-19 no RN, que em se tratando dos níveis de isolamento, girando em torno dos 43% no estado, já se mostra uma posição bem otimista.
Os números oficiais, ontem, registraram mais dez mortes provocadas pela pandemia no estado em 24 horas, elevando o número de óbitos para 170 pessoas. O secretário-adjunto da Saúde, Petrônio Spinelli, informou que 393 pacientes, até o início da tarde do dia 20, ocupavam os leitos das UTI’s nos hospitais de referência. 
A lista de espera chegava a onze pessoas, em estado grave, aguardando abrir uma vaga nesses leitos. A secretaria de Saúde também trabalha para abrir, de forma imediata, mais 20 leitos de unidades de terapia intensiva, com respiradores, nos hospitais da Polícia Militar, Tacísio Maia e São Luiz, no sentido de aumentar o poder de atendimento as vítimas da Covi-19.
Federação
O presidente da FNF, José Vanildo, destaca que a entidade não poderia ficar a esmo desse debate tão importante para sociedade, por isso veio a necessidade de se contratar uma equipe de especialistas, para avaliar a situação local e permitir mais segurança, no momento de se tomar decisões.
“Compreendemos a necessidade de criação de um grupo com qualificação técnica e científica, no sentido de facilitar a interlocução dos interesses da FNF e dos clubes, junto ao governo do estado. O nome do doutor Antônio Araújo, para comandar essa equipe é uma unanimidade, ele já exerceu a presidência da comissão de antidoping da CBF, bem como da Unimed, comandou o Giselda Trigueiro, hospital de referência para doenças infectocontagiosas no RN, além de se mostrar um infectologista da maior competência. Ele aceitou o convite e vai montar sua equipe de trabalho, com objetivo de estreitar as relações com os técnicos sanitários. Sou franco em admitir que encontrava dificuldade em debater a questão, até porque essa nunca foi minha área de atuação profissional”, argumentou José Vanildo.
O dirigente esportivo destaca como fundamental a busca por alternativas para oferecer o retorno seguro do futebol, garantindo que se forem obrigados a realizar testes nos atletas e nas pessoas que estão diretamente ligadas a uma partida de futebol, os mesmo serão realizados, até porque o mercado passou a contar com uma maior oferta de testes rápidos. José Vanildo frisa que a necessidade não seria um obstáculo intransponível para retomada das atividades do Campeonato Estadual. “Temos de avaliar outros aspectos dos nossos equipamentos esportivos, além de um conjunto de elementos importantes que, essa comissão, vai ter qualificação para nos recomendar. 
Não encaro nenhum fato como intransponível, sei que teremos de encontrar termos para resolver as questões capazes de colocar em risco a volta do futebol”, adiantou.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas