quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Futebol arte

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

O clima de Copa do Mundo  ganhou reforço com o sorteio dos grupos e a confirmação dos jogos que terão o Arena das Dunas como cenário, e o resultado de uma das formas encontradas pelo Governo do RN para inserir as artes plásticas no contexto do evento esportivo poderá ser vista a partir deste sábado, às 17h30, na Pinacoteca do Estado, quando será aberta a exposição “Natal Pintando a Copa 2014”. A coletiva reúne trabalho de 30 artistas convidados pela Fundação José Augusto para criar telas a partir da temática futebol. Os quadros serão incorporados ao acervo da Pinacoteca, e a intenção da FJA é realizar exposições itinerantes, antes da Copa, por várias cidades do Estado.
Ilustração de Ivanise está entre as obras da Coletiva “Pintando a Copa”, exposta na Pinacoteca do Palácio Potengi
A abertura da mostra será acompanhada por comitiva internacional de jornalistas e empresários do turismo. Eles estão de passagem por Natal, a convite do Governo do RN e da Prefeitura de Natal, para conhecer o potencial turístico da capital potiguar e arredores. Vale registrar que o vernissage deste sábado é exclusivo para convidados, os visitantes estrangeiros, imprensa local, artistas e seus familiares – o público em geral terá acesso a partir do dia 13 de dezembro. Os trabalhos abarcam técnica distintas como pinturas, instalações, esculturas e grafite. 
A exposição teve seu primeiro momento no dia 8 de maio, data em que se comemora o Dia do Artista Plástico, quando artistas montaram seus cavaletes no canteiro de obras da arena. Na ocasião, a governadora Rosalba Ciarlini ventilou a possibilidade de se criar uma galeria de arte permanente na Arena das Dunas. “Foi o primeiro passo para mostrar que a Arena das Dunas também pode ser ocupada pelas artes”, disse o curador da coletiva Antônio Marques, que adiantou a possibilidade das obras circularem em outras sub-sedes da Copa. 
Integram a exposição os artistas Assis Costa, Bia Rocha, Carlos Sérgio Borges, Clarissa Torres, Cristina Jácome, Dione Caldas, Djalma Paixão, Dorian Gray, Etelânio, Fernando Gurgel, Flavio Freitas,  Francisco Iran,  Guaraci Gabriel Campos, Isaias Ribeiro da Silva, Ivanize Lima do Vale, Lourdinete Albuquerque, Marcellus Bob, Marcelo Amarelo, Miguel Carcará, Nôra, Pedro Ivo, Ricardo Veriano, Rosa MC, Vatenor, Vicente Vitoriano,  Wagner di Oliveira,  Iaperi Araújo,  Demetrius Coelho, Sayonara Pinheiro, Novenil Barros e Eri Medeiros. Cada participante recebeu ajuda de custo no valor de R$ 800, valor que garantiu, entre outras coisas, aquisição do material necessário para criar. 
O artista naïf Iran Dantas, de Cerro Corá, acredita que “o projeto é bem vindo” e comemora a abertura aos artistas. Novenil Barros também compartilha da opinião e acredita “ser um momento oportuno para iniciar essa aproximação” da Copa com a Cultura. Já o artista plástico Assis Costa, 36, considera a iniciativa ““interessante por proporcionar maior visibilidade para as artes do RN, tanto junto ao público quanto à imprensa mundial que irá circular por aqui durante a Copa”. Costa considera fundamental a abertura de uma galeria permanente, “pois  o Brasil e o RN tem um potencial ainda pouco conhecido”.
Interação
“A exposição está muito bela e além de representar a arte potiguar de maneira expressiva, também revela o deslumbramento, os sentimentos e as expectativas dos artistas em relação ao mundial de futebol”, acredita Isaura Rosado, secretária Extraordinária de Cultura do Estado. Isaura lembra que a empresa construtora do Arena das Dunas disponibilizou projetos, maquetes e fotografias para estimular o imaginário dos artistas.
Para Charles Galvão, diretor do grupo privado que administra o estádio, a ação faz com que “a Arena das Dunas comece a participar e interagir com a vida cultural da cidade. Além do esporte, o espaço está aberto para cultura e entretenimento”, frisou o executivo.
Serviço
Abertura da exposição coletiva “Natal Pintando a Copa de 2014”, apenas para convidados. Hoje, às 17h30, na Pinacoteca do Estado. Abertura para o público dia 13.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas