quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Futebol com poesia

- Publicidade -
Alex Medeiros
No clima conflitante em relação à Copa América por começar em poucos dias no Brasil, jogo alguns versos na coluna como que para conter os ataques de lado a lado das resenhas envenenadas por questões ideológicas disfarçadas como preocupações com ciência e defesa sanitária. Achei um soneto que fiz para o saudoso Armando Nogueira quando da sua morte em março de 2010. E um poema em memória do gênio irlandês George Best, de novembro de 2005.

Armando Nogueira

Fez do vernáculo um jogo de palavras
em cada frase um clássico construía
da arte-bola fez seu pão de cada dia
e ninguém mais ousou ter a sua lavra

O futebol era a chama que tanto ardia
em cada dia do pulsar da grande área
corria gols no campo das coronárias
de um coração que a todos compreendia

Viu nascer deuses, craques, botocudos
com gentileza a todos deu um conteúdo
no far play de cada crônica enternecida

Amou o belo e o feio na arte das esferas
e ao fim do jogo das paixões e das quimeras
partiu pra sempre na última partida.

George Best

Antes de Pelé dizer
love em New York
disse lá em Londres
que Best era o melhor

Antes de Maradona
driblar a la Rivellino
declarou sua idolatria
pelo gênio irlandês

Antes de John Lennon
pregar e cantar a paz
curtiu o jogo e loucuras
daquele beatle da bola

E depois de cultuar
sua vida e seus gols
sozinho eu assisti
cem mil no seu adeus

George Best live!

Perplexidade
O ministro Marco Aurélio Mello se disse “perplexo” com a não punição do Exército ao general Eduardo Pazuello. Faltou ao Globo informar-lhe que a Nação está perplexa com o STF blindando o Dias Toffoli, acusado de deslizes.

Terceira via
O ex-deputado Ney Lopes foi entrevistado ontem na Jovem Pan News e defendeu um nome novo que possa furar a dicotomia Bolsonaro-Lula e ser a opção da terceira via: o senador e presidente do Senado Rodrigo Pacheco.

Nazifatismo
O neologismo está sendo usado para definir uma corrente de militantes dentro do PT que defende com furor uterino a governadora Fátima Bezerra e dá plantão nas redes sociais visando atacar todos os críticos das ações da chefa.

Sem milho
Às vésperas do ciclo junino, o presidente Jair Bolsonaro sanciona o Marco Legal das Startups que impõe um duro golpe nos grandes jornais do Sudeste, ao desobrigar empresas de publicar balanços nas páginas da mídia impressa.

Veneno
Duas décadas e 330 mil brasileiros mortos depois, o Brasil finalmente vai banir a gordura trans industrial, a exemplo do que parte da Europa começou a fazer em 2003. A hidrogenação dos alimentos está matando desde o ano 1902.

Drible
Uma coisa é a Lei Aldir Blanc, criada num momento delicado para a atividade cultural e a partir de uma verba paralisada, mas disponível para aplicação. Outra é fazer da Lei Paulo Gustavo uma roupa pra camuflar a Lei Rouanet.

SuspeiTite

Desde o ano passado, o técnico Tite e os boleiros milionários da seleção brasileira sabiam do calendário da Copa América e das eliminatórias 2022. Enquanto a primeira esteve cotada na Argentina, ninguém fez reclamações.

EuroSub21
A seleção de Portugal venceu a da Espanha e fará a final contra a Alemanha que venceu a Holanda. O jogo decisivo será dia 19 na Allianz Arena de Munique, pertencente ao time do Bayern. Estarão presentes 14 mil torcedores.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas