sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Futebol e Basquete buscam a vaga para se unir ao Time Brasil

- Publicidade -

Após três anos de ciclo olímpico, o Time Brasil vê Tóquio 2020 cada vez mais próximo. Parte dos atletas ainda briga por uma classificação para o evento, enquanto outros, já garantidos, estão voltados exclusivamente para a competição, que acontece entre os dias 24 de julho e 9 de agosto.

A equipe brasileira já conta com 152 vagas garantidas para os Jogos Olímpicos e quer mais


A equipe brasileira já conta com 152 vagas garantidas para os Jogos Olímpicos e quer mais

“Estamos entrando em uma fase bem sensível da preparação, ainda de treinamento pesado, em que o atleta precisa reduzir seu risco de lesão, mas também buscar sua participação nos Jogos”, afirma o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara.

O projeto Tóquio 2020 teve início há seis anos, quando o COB formalizou uma parceria com o Japan Sports Council e iniciou o processo de escolha das bases de aclimatação do Time Brasil nos Jogos. Nessa etapa, a entidade procurou locais com boa estrutura de treinamento, área médica, espaço para montagem de sala de força e que permitissem uma alimentação tipicamente brasileira. 

Com um planejamento de longo prazo, o COB vai oferecer as melhores condições possíveis de treinamento e estrutura aos atletas, de modo que eles estejam voltados exclusivamente às competições. Diante do cenário apresentado, definiu-se que oito locais servirão de bases do Time Brasil no Japão: Chiba, Chuo, Enoshima, Hamamatsu, Koto, Ota, Sagamihara e Saitama.

Até o momento, o Time Brasil tem 152 vagas garantidas em Tóquio 2020. Este número pode aumentar consideravelmente até a primeira quinzena de fevereiro, quando o futebol masculino e o basquete feminino definirão seus classificados para os Jogos.

A seleção de futebol estreia no Pré-Olímpico da Colômbia em 19 de janeiro, às 22h30 (horário de Brasília), contra o Peru. O Brasil está no grupo B do torneio, que tem ainda Bolívia, Uruguai e Paraguai. Os dois melhores da chave avançam ao quadrangular final, que começa em 3 de fevereiro e classifica dois países para os Jogos Olímpicos. Já entre os dias 6 e 9, a seleção feminina de basquete tem pela frente o Pré-Olímpico Mundial, em Bourges (França). As adversárias da equipe comandada por José Neto são as porto-riquenhas e as australianas, além das anfitriãs.

No caso dos esportes individuais, a definição das vagas envolve, além de competições qualificatórias, a busca por pontos e melhores colocações no ranking mundial. Para atender a todos, o COB busca acompanhar de perto os principais nomes de cada modalidade.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas