sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Futebol é papo de sala de aula

- Publicidade -

Turma Grupo de alunos visita o estádio Machadão com direito a tradicional foto de pôsteres dos timesO Instituto Educacional Casa Escola – IECE – aproveitou o assunto do momento – a Copa do Mundo para promover conhecimento entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. E como isso foi possível? A Professora Ana Cleide usou o tema para trabalhar a interdisciplinaridade, envolvendo assuntos de Matemática, Português, Ciências, Educação Física e Artes.

Durante 45 dias, os alunos pesquisaram a história do futebol e a vida dos jogadores, incluindo os treinamentos a que são submetidos. O resultado foi conferido na realização de um seminário apresentado por eles, que empolgados, mostraram tudo o que aprenderam. “Essa pesquisa foi de fundamental importância para as crianças, que estão sendo alfabetizadas, porque proporcionou uma grande aproximação entre a leitura, a escrita e o tema da pesquisa”, relata Ana Cleide. 

Reforçando o projeto “Dia da Fruta” que a escola adotou para incentivar o hábito de uma alimentação mais saudável, a nutricionista Flávia Araújo promoveu uma palestra sobre a dieta que os jogadores precisam seguir para ter um bom rendimento em campo. A importância das vitaminas, dos carboidratos e das proteínas para o bom funcionamento do organismo também foram abordados.

O ponto alto da pesquisa foi à visita que a turma fez ao estádio de futebol Machadão, acompanhada do professor de Educação Física João Maria Araújo e da professora da turma. Lá, discutindo sobre futebol, a criançada teve aula de cidadania – disciplina, respeito e limites, Matemática – Geometria, quando analisaram as formas da bola, da trave, do campo e do próprio estádio, e noções de saúde. Para finalizar, a garotada se esbaldou em um jogo, com direito a pose igual à tradicional foto dos pôsteres dos times.

“O prazer que a turma teve com as atividades desenvolvidas dentro da pesquisa foi verificado por todos, tanto na escola, quanto em casa”, observa Ana Cleide. “Hoje, ao assistir aos jogos da Copa, eles chegam na sala fazendo comentários que só comprovam os bons resultados alcançados com o trabalho”, finaliza.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas