terça-feira, 16 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Futebol e suas ramificações nos jogos

- Publicidade -

FUTEBOL DE AREIA - Equipes de escolas públicas driblam as dificuldades e o preconceitoDisseminado pela classe dominante inglesa na segunda metade do século 19, não demorou muito para que o futebol ganhasse o mundo. E mesmo numa época em que a palavra ‘globalização’ não era sequer um embrião – final do século 19 e início do 20 -, o esporte bretão chegou ao Brasil para, em pouco tempo, ser inserido na cultura popular do país. Nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, o futebol evoluiu ao longo dos 37 anos e ganhou mais quatro variações. Além do campo, os Jern’s contam com mais quatro modalidades ‘extraídas’ do futebol: areia, mesa, salão e society.  

E mais recentemente, o esporte foi presenteado com a beleza feminina, que, por enquanto, só ‘desfila seu charme’ nos Jern’s nas quadras de futsal. “O futsal feminino só tem a crescer e o nível técnico tem acompanhado esta evolução”, destacou Isabel Araújo, coordenadora técnica do time de futsal feminino do ABC, que, inclusive, montou, de última hora, uma equipe de futebol de campo para disputar a 1ª Copa Brasil de Futebol Feminino promovida pela CBF. O torneio – sistema ‘mata-mata’ – começa na próxima semana e o Alvinegro vai enfrentar o River Plate/PB.

O futsal é o esporte que conta com o maior número de jogos: 388, no masculino e feminino. Ao lado do futebol de areia, o futsal é, entre as modalidades ramificadas do futebol, a que tem o maior número de equipes também. Isso, segundo os treinadores e professores de educação física, pela facilidade em conseguir quadras e campos de areia para jogar. Nem todas as escolas conseguem formar times com grande números de atletas ou tem acesso à campos de futebol society e futebol de campo. O futebol de mesa, considerado um hobby por muita gente, é encarado com seriedade pelos praticantes.

Para o ex-técnico da seleção brasileira de beach soccer e coordenador de futebol de areia nos Jern’s, Andrey Valério, os jogos escolares servem para revelar novos talentos. Tanto que três técnicos com equipes no torneio escolar já foram convocados para formar a equipe sub-20 do RN, que disputará o campeonato brasileiro da modalidade em janeiro.

“Bruno Azevedo, Enilson Gomes e Francisco Sales receberam a missão de convocar vinte jogadores para que possamos formar a seleção potiguar sub-20 que vai disputar o campeonato brasileiro da categoria em janeiro. Estamos lutando para que esta competição seja realizada em Natal”, destacou Andrey Valério. Além do futebol de campo, o futsal e o beach soccer são geridos pela FIFA.

Esportes expõem divisão entre as classes sociais

O futebol e suas ramificações ainda não conseguiu democratizar os participantes, pelo menos, nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte. É nítida a diferença social em algumas modalidades como futsal e futebol de areia, por exemplo. Nos ginásio, é comum as equipes de escolas privadas se destacarem, enquanto que nas quadras de areia, os times de escolas públicas se sobressaem.

Andrey Valério, coordenador do futebol de areia, tem uma explicação simples. “No futebol de areia, o menino não precisa de calçado. Ele joga descalço, como acontecia no futebol de várzea de antigamente, de onde saiu grandes craques do futebol brasileiro”. No futebol de campo, as escolas do interior, geralmente, fazem a festa, enquanto no society as públicas e privadas medem forças, apesar da diferença social.

O futebol society dá o ponta pé inicial, hoje, a partir das 8h, no Society Soccer Club, a fase de Oitavas de final da 37ª edição. A Facex está na disputada na categoria mirim e infantil. No mirim, a Facex encara o time do colégio O Mestre, da zona Norte, enquanto no fintantil a Facex faz o clássico contra o CEC, que também decide uma vaga no juvenil com o CIC.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas