sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Futuro da carne

- Publicidade -

O fechamento de vários frigoríficos em  Mato Grosso e Goiás poderá alterar o já delicado mercado de carne. De um lado os pecuaristas temem que o preço da carne volte a cair, com o aumento da oferta. Outros, no entanto, são otimistas com o crescimento do consumo interno e exportações para outros países. Na problemática da aftosa, o Paraná está enfrentando o governo ao recusar o abate de animais onde a doença foi constatada. O quadro ainda é nebuloso.

Genética

 Morreu o touro Debate TE, um dos campeões de venda Gir Leiteiro da ABS Pecplan, de Uberaba. Debate estava com 13 anos e durante seis anos ocupou a segunda colocação no ranking de vendas da pasta zebu leite com mais de 200 mil doses comercializadas.

Metas(I)

O ministro da Agricultura e Pecuária, Roberto Rodrigues estabeleceu como meta para 2006 o combate a febre aftosa e o reconhecimento dos estados onde a doença não tem sido registrada há mais de cinco anos. O Rio Grande do Norte já está com pedido encaminhado para ser reconhecido como zona de risco médio.

Metas(II)

Na opinião do ministro Roberto Rodrigues outra importante meta para 2006 é o aumento das exportações do agronegócios através de negociações com países que mantêm o embargo à carne brasileira e com outros mercados. Outro desafio está no setor sucroalcooleiro para aumentar a produção de cana-de-açúcar.

Algodão e açúcar no mundo

Mais dois produtos poderão trazer mais recursos para o Brasil com o aumento das exportações. O algodão – até pouco anos o Brasil era um grande importador de algodão – e o açúcar com o consumo em alta no mercado externo. Segundo analistas, o açúcar pode se tornar um negócio melhor do que álcool, dentro de dois a três anos. O aumento da cotação chegou a 68% em apenas 12 meses, levando muitas usinas brasileiras a fecharem negócios antecipadamente. Já o algodão, também com preço alto, fez triplicar os contratos para 2007, com um aumento de 9%.

Sementes Locais

A empresa potiguar Sant`Ana Sementes é a grande fornecedora de sementes fiscalizadas para o programa do Governo do Estado. As 370 toneladas compradas pelo governo do RN saíram dos campos de produção da empresa que também está fornecendo para outros estados do Nordeste.

Palestra na  ANORC 

Na terça-feira, 7 de fevereiro, a Associação Norte-rio-grandense de Criadores – Anorc estará iniciando as atividades de 2006. Como faz todos os anos, a primeira palestra será em torno das previsões de chuvas para o Nordeste. O expositor é o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot.

Exportações (I)

Fazendas produtoras de mamão do Rio Grande do Norte recebem amanhã a visita de técnicos do Ministério da Agricultura e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Eles vão inspecionar os campos de produção autorizados a exportar para os EUA.

Exportações (II)

Os Estados Unidos representam um grande mercado para as frutas brasileiras. A inspeção que começa amanhã vai de São José de Mipibu a Touros, área que controla as pragas. Outra região autorizada a exportar é o Sul da Bahia.

Exportações (III)

Também serão retomadas as exportações de manga do Rio Grande do Norte para os Estados Unidos. A inspeção acontece nos parking house das empresas produtoras concentradas basicamente no Vale do Assu.

1. A Expofruit 2006  – Feira Internacional da Fruticultura Irrigada será lançada na Alemanha, dias 2, 3 e 4 de fevereiro, durante a Fruit Logística, a maior feira de frutas frescas do mundo. A Expofruit 2006 acontecerá de 19 a 21 de outubro em Mossoró, logo após a Festa do Boi que acontece em Parnamirim. Para lançar a feira na Alemanha a Coex conta com o apoio do Governo e prefeitura.

2. Aprovado o Plano Nacional de Águas em duas câmaras técnicas. A proposta do plano é da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos com apoio  da Agência Nacional de Águas. No dia 30 próximo será a última discussão no Conselho Nacional de Recursos Hídricos. No futuro não muito distante será ampliada para todo o Brasil a adoção de uma tarifa para a água bruta, de rios, lagoas, poços e barragens.

3. A empresa Agrícola “Pé de Serra”, proprietária da Grama Vale Verde®, com sede no Vale do Açu,  passa a atender as empresas de paisagismo do Nordeste As mudas de grama esmeralda utilizam insumos e produtos que respeitam o ambiente. Tem  incidência zero de plantas daninhas, melhor pegamento e enraizamento após o plantio e Assistência técnica.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas