quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Futuro do aeroporto de Natal segue indefinido

- Publicidade -
Em março, quando se reuniu com a governadora Fátima Bezerra e a bancada estadual em Brasília, o  ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas garantiu que existem empresas interessadas em assumir a operacionalização do Aeroporto Internacional Gov. Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, após a saída da Inframerica, que atualmente  administra o terminal. 
#SAIBAMAIS#Naquela oportunidade, o ministro afirmou que um novo processo licitatório deverá ser aberto para que a transição ocorra. No entanto, depois desse encontro, nenhuma ação concreta foi tomada pela pasta e ficou definido que o Ministério da Infraestrutura deveria fazer um aditivo ao contrato atual para que a Inframerica garanta a operação do sítio aeroviário cumprindo requisitos de excelência.
Durante o encontro, conforme nota do Ministério da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas tranquilizou os parlamentares em relação à relicitação amigável do Aeroporto de Natal, nos termos da Lei nº 13.448/2017 e do Decreto nº 9.957/2019 – proposta pela Inframerica no início deste mês em ofício enviado ao próprio Ministério da Infraestrutura e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O vice-presidente da Inframerica, Juan Djedjeian, comunicou a decisão de devolução oficialmente à governadora Fátima Bezerra. Para acompanhar o processo de devolução do Aeroporto Internacional Gov. Aluízio Alves, o primeiro concedido à iniciativa privada em leilão realizado em agosto de 2011, o Governo do Estado acertou com o Ministério da Infraestrutura a participação de um membro da gestão estadual no grupo de trabalho que será criado para acompanhar a nova licitação do complexo aeroportuário. 
De 2014 a 2018, os prejuízos acumulados pela Inframerica, administradora do Aeroporto Internacional Gov. Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, somam R$ 676,373 milhões. No mesmo período, as receitas não ultrapassaram os R$ 410,209 milhões. Os números foram levantados pela TRIBUNA DO NORTE com base nos Demonstrativos Financeiros de 2014 a 2018, publicados pela empresa no portal do Aeroporto de Natal. 
Com dificuldades financeiras de manter o terminal aeroviário em operação, a Inframerica anunciou em março a devolução à União. Apesar da decisão, a Inframerica garante que irá manter as operações no terminal até que uma nova empresa assuma o serviço, o que não tem prazo para ocorrer.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas