Galerias e centros comerciais de Natal reabrem dia 21 de julho das 9h às 17h

Publicação: 2020-07-14 07:27:00
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A Prefeitura do Natal publicou decreto confirmando para o dia 21 de julho o início da fração 2 da fase 2 de retomada das atividades econômicas na capital. Neste momento, ficarão liberados para o funcionamento os centros comerciais e galerias com ventilação natural, sem ar condicionado.
Créditos: Alex RégisGalerias e centros comerciais sem ar condicionado poderão funcionar a partir do dia 21 de julhoGalerias e centros comerciais sem ar condicionado poderão funcionar a partir do dia 21 de julho

No decreto publicado pelo Executivo, caberá à administração do comércio ou serviço limitar a permanência simultânea de consumidores, ficando com o limite de um cliente para cada 5m² da área local. Além disso, também fica proibido o acesso ou permanência de pessoas sem a utilização de máscara.

Pelo decreto, que segue o protocolo de retomada econômica sugerido pelo setor produtivo, também é obrigada a disponibilização de álcool a 70% para os clientes já na porta de entrada, assim como também é necessário que os proprietários garantam o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas, inclusive com afixação de indicativos visuais, no chão, para filas. Também é necessária a recomendação de que pessoas com mais de 60 anos, hipertensos, diabéticos e gestantes se abstenham de ingressar no local.

Nesta fase, os comércios e serviços não essenciais deverão ter horário de funcionamento somente após as 9h, com fechamento até no máximo às 17h, para o fim de evitar aglomerações no sistema de transporte coletivo municipal.

A abertura de shoppings com sistema de ar condicionado ainda não será autorizada neste momento.

Veja ainda sugestões do setor produtivo feitas no plano para retomada econômica:

1. Criar comitês multidisciplinares para elaboração de planos de reabertura envolvendo todas as áreas do shopping
2. Elaborar campanhas de comunicação que transmitam segurança de forma efetiva e eficaz para os lojistas e consumidores;
3. Estruturar campanhas internas e externas de prevenção à Covid 19 e informar sobre as mudanças de horário que podem ocorrer neste período
4. Manter uma comunicação clara e eficiente com seus funcionários, lojistas e clientes;
5. Divulgar cartilhas entre lojistas, com orientações para que implementem distanciamento social dentro dos estabelecimentos;
6. Higienizar as mercadorias, produtos e materiais que entram no estabelecimento;
7. Cumprir as Ações Transversais;
8. Nos caixas eletrônicos, deve se realizar a constante limpeza dos teclados e organizar o espaço de forma que não se criem aglomer ações.
9. Se for configurado como shopping observar os protocolos de Shopping Center (ABRASCE)

ÁREAS COMUNS
1. Aplicar comunicados de prevenção à Covid 19 em elevadores de carga e sociais;
2. Manter distanciamento físico mínimo seguro entre cada cliente e/ou funcionários em filas de estacionamento, bancos, lotéricas e caixas
eletrônicos, entre outros, demarcando o chão com adesivos, inclusive em elevadores;
3. Delimitar mesas e bancos que podem ser usados, respeitando o distanciamento, inclusive em elevadores;