Galinhos pé na areia e alto astral

Publicação: 2019-01-25 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Galinhos é a mais pura tradução do estilo de vida pé na areia. Um pedaço de beleza natural cercado de água por todos os lados, essa península/município a 160 km de Natal costuma ser o refúgio de quem deseja sossego. Apesar do aspecto reservado, quase deserto, Galinhos já desponta como um dos grandes destinos turísticos do Rio Grande do Norte, e o 3º episódio da websérie “Bora Veranear”, da TV Tribuna, foi conferir de perto as belezas do lugar.

De barco a motor, velas ou charrete, Galinhos é um convite ao passeio e à contemplação
De barco a motor, velas ou charrete, Galinhos é um convite ao passeio e à contemplação

Entre dunas, salinas, manguezais, praias, um rio e um farol, Galinhos também oferece passeios, gastronomia e hospedagem – tudo ao seu estilo, simples e ensolarado. Fora dos períodos de reveillon e de carnaval, Galinhos se torna um daqueles oásis com pouca presença humana e muitas paisagens para se admirar.

O farol é a construção que mais se destaca na paisagem, datado de 1931 e revitalizado recentemente. A chamada Praia do Farol é uma das favoritas dos visitantes. Destaca-se também a Praia do Capim, cuja beleza é complementada pelas dunas e um parque eólico com seus moinhos futuristas de vento.

Na terra e no mar
Mas pra conhecer Galinhos de verdade, o visitante deve procurar alguns dos muitos passeios oferecidos na região. Os de barco são os mais conhecidos, como a RC Passeios. O embarque sempre acontece num antigo estacionamento chamado pelos locais de “Prata Gil”, com a rota passando pelas branquíssimas salinas, onde não se pode descer, seguindo para as dunas da Praia do Capim, onde além da paisagem se vê ainda o “mar morto” da região, causado pelo alto teor de sal; depois o barco vai para o vilarejo de Galos, com direito a parada para comer e se banhar. Por fim, o passeio vai até a área urbana de Galinhos. Segundo Reynoulds Felipe, coordenador operacional da Associação dos Barqueiros de Galinhos, os barcos podem levar de 10 a 40 passageiros, dependendo de seu tamanho.  Do mesmo “porto” em Galinhos, sai outra opção de passeio: a charrete. Com no máximo três pessoas, o veículo de tração animal vai até a Praia do Farol, com parada de banho de 15 minutos, depois Praia de Galinhos, e dá uma volta pela cidade, com parada para comer. O passeio dura duas horas, segundo o charreteiro Maycon da Costa. Ele ressalta que o cliente pode escolher o horário, seja manhã, tarde ou noite. “A gente pega muita gente que acabou de chegar na cidade, está saindo das pousadas e quer passear. O pôr do sol é o horário mais disputado”, diz.

A península/município fica a 160 km de Natal
A península/município fica a 160 km de Natal

O passeio de buggy, tão comum no litoral potiguar, também marca presença em Galinhos. O roteiro passa pela praias do Farol, Galos, morro do André, as dunas do Capim. “São duas horas de um passeio tranquilo, com pausas para fotografar e tomar banho de mar. Atendemos também pessoas com necessidades especiais”, ressalta o bugueiro Ecinho. Podem ir taté quatro pessoas por carro, no horário das 9 até 15h30. Finaliza com o pôr do sol.

Sabor de mar
A gastronomia em Galinhos, claro, reflete sua vida praieira. O Restaurante de Dona Neide, em Galos, serve a comida mais típica da região. Por lá tem iguarias como a moqueca de cação, tapioca recheada com tainha, e sua famosíssima mariscada. Quem preferir refeições mais completas, pode ir ao Nativus Bar, com pratos que acompanham arroz, feijão e farofa, e delícias como peixe dourado frito, isca de peixe, moqueca de peixe, caldinho e escondidinho de camarão, além do elogiado pastel de camarão. O local é arejado e tem mesas na varanda e na areia.

Série aporta em um dos refúgios mais belos do litoral potiguar
Série aporta em um dos refúgios mais belos do litoral potiguar

Para quem vai com o desejo de passar mais um tempinho, há diversas opções de hospedagem. Uma das mais conhecidas na área é a Pousada Brésil Aventure: tem quartos com varanda de frente para o mar, área de estar no pátio, wi-fi, redes, restaurante, café da manhã e minibar. Ao todo tem 13 quartos à disposição. Mesmo com ambientação praieira, fica ao lado do centro de Galinhos. O Bora Veranear 2019 tem patrocínio de O Boticário, Natal Card, Potiguar Turismo, Matersol, Pirangi Villas, Unimed Natal, Ster Bom, Johnny Coiffeur, e apoio da prefeitura de Natal.



continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários