Garagem, acervo da Volkswagen

Publicação: 2019-12-08 00:00:00 | Comentários: 0
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Aos 60 anos recém-completados, a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) continua imponente. Seus enormes "galpões", com acabamento de tijolinhos, impressionam aqueles que  passam pela rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

Dentro de um deles, no centro da Ala 5, está parte da rica história de seis décadas da montadora instalada em nosso País, primeira fora da Alemanha (MATRIZ). Noespaço de piso cinza e paredes brancas e creme, estão 20 modelos que fazem parte de uma coleção de clássicos da Volkswagen fabricados no Brasil.
Quem não tem uma história para contar com um dos carros clássicos produzidos pela Volkswagen do Brasil?
Quem não tem uma história para contar com um dos carros clássicos produzidos pela Volkswagen do Brasil?

Essa é a primeira vez que a Volkswagen abre as portas do local para a imprensa. Ali, porém, só está uma pequena amostra da coleção (20 carros), mantida com muito cuidado e carinho pelo departamento de engenharia da fabricante. Ali estão raridades, como os protótipos "VEMP" e "BY", além da primeira unidade do POLO produzida no Brasil, em 2003, e da última KOMBI, de 2013. AUTOS & MOTORES listou, abaixo, alguns dos modelos mostrados pela Volkswagen do Brasil.

BY


O projeto "BY" nasceu nos anos 1980 para ser um veículo de entrada da Volkswagen, situado abaixo do GOL (que tinha codinome BX). A solução foi aproveitar tudo do GOL, da porta do motorista para frente. De lá para trás, a carroceria era bem mais compacta. Para melhorar o espaço para os passageiros, o banco traseiro podia correr sobre trilhos, para aumentar a área para as penas. Tal solução foi adotada duas décadas depois, pelo FOX. Um dos problemas do "BY" foi o seu desenho. Como era muito curto, mas aproveitava a grande dianteira do GOL, as linhas não eram harmônicas, ficaram desproporcionais.

Além disso, soluções como o teto sem calha e a suspensão refinada do Voyage de exportação (chamado de FOX), deixaram o custo do "BY" muito próximo ao do GOL, causando o cancelamento do projeto em 1987. O automóvel"BY" exposto no espaço "GARAGEM" teve apenas uma única unidade produzida. Apenas esse exemplar resistiu ao tempo. O mesmo vale para o próximo veículo da lista, outro protótipo que nunca chegou às ruas, o "VEMP".

VEMP


O "VEMP" foi desenvolvido no início dos anos 1970, para participar da concorrência para o fornecimento de veículos para o exército brasileiro. Seu nome significa "Veículo Militar Protótipo".

As exigências eram ter tração 4x4 e capacidade para tracionar até 500 quilos de carga. O "VEMP" acabou não sendo escolhido pelo exército, e virou carro de serviço da fábrica da Volkswagen do Brasil em  São Bernardo do Campo (SP).

Depois de ser recuperado, foi totalmente desmontado. Para a restauração, a equipe usou fotografias de época. Hoje, é um dos exemplares mais valiosos do acervo do espaço "GARAGEM".

SP1


Até hoje, o SP1 é considerado, junto como SP2, um dos carros mais bonitos produzidos pela Volkswagen, inclusive sendo cultuados em outros países. Isso porque são carros produzidos exclusivamente na fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo. A unidade do acervo da marca é do "SP1", o mais raro da dupla. Enquanto o SP2 teve 11.000 unidades produzidas, o "SP1" teve apenas 100.

Kombi

Em 2013, a KOMBI deixava as linhas de produção da Volkswagen do Brasil, após várias décadas de fabricação e relevantes serviços prestados ao mercado automotivo nacional. O último exemplar que saiu da linha acabou indo direto para a coleção de clássicos da Volkswagen.  A KOMBI é considerada um dos modelos mais importantes do espaço "GARAGEM", visto que, depois dela, nenhuma outra Kombi foi montada no Brasil. Além dessa unidade para passageiros, a coleção também conta com o último furgão montado no País. Aposentada em 2017, a KOMBI completou 60 anos da primeira unidade produzida no Brasil. Deixou saudade.

Passat


Nos anos 1970, o PASSAT foi considerado uma revolução na história da Volkswagen, principalmente por ser o primeiro carro da marca com motor refrigerado a água. Ele chegou ao Brasil em 1974, 1 ano depois do lançamento na Europa. Durante mais de uma década, foi produzido no Brasil. A unidade exposta pela Volkswagen é uma das últimas a sair da unidade do ABC Paulista, em 1988. Ela é a versão GTS 1.8. Essa unidade em exposição no espaço "GARAGEM" tem 500 quilômetros rodados. Ela até recebeu uma proposta de compra de R$ 500.000,00 feita por um colecionador de carros antigos, mas a VW não aceitou.

Fusca


Como não poderia deixar de ser, o espaço "GARAGEM"  abriga dois Fuscas. Líder de mercado por 24 anos,  com produção ininterrupta de 1959 a 1986. Depois, voltaria, com uma segunda edição, de 1993 a 1996. Duas unidades estão expostas no espaço, uma delas, de 1986, foi das últimas a sair da linha de produção na primeira fase. A segunda, de 1993, é conversível, e foi preparada especialmente para o evento de celebração da volta do Fusca às linhas de montagem da VW do Brasil.

Garagem


A Volkswagen do Brasil é a única montadora de automóveis a preservar a "memória automotiva" em nosso País, com a inauguração do acervo denominado"GARAGEM" VW, situado em uma das suas ALAS, a 5 (galpões) da unidade fabril Anchieta (São Bernardo do Campo, SP). Ali estão expostos 20 carros. Mais 78 estão sendo restaurados e logo estarão sendo adicionados ao acervo.

E aqui vale fazer justiça a um HOMEM: José Loureiro, chefe de engenharia da Volkswagen do Brasil que, graças à sua sensibilidade, ao seu empreendorismo e espírito comunitário, teve a feliz iniciativa de montar o espaço "GARAGEM". Selecionou uma competente equipe e partiu para a restauração e manutenção dos carros. A ele as homenagens, os parabéns e o reconhecimento deste Caderno de Veículos.




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