sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Gargalheiras tem água contaminada

- Publicidade -

AMEAÇA - Contaminação se dá pelo banho ou ingestão de pescados

A promotora da comarca de Acari, Danielle de Carvalho Fernandes Andrade, instaurou um inquérito civil público para que seja investigada a real situação da qualidade da água do açude Gargalheiras. A preocupação da representante do Ministério Público surgiu a partir dos estudos feitos pelo Laboratório de Parasitologia e Bromatologia da UFRN, que atesta uma alta contaminação do reservatório por toxinas nocivas à saúde humana.

Após ler notícias sobre o assunto veiculadas na imprensa, a promotora teve o interesse de conhecer a dimensão do problema, já que estava em risco a saúde de toda a população das cidades que são abastecidas pelo Gargalheiras. “Fiquei extremamente preocupada e instaurei o inquérito pra apurar esses danos ambientais e ver que medidas poder ser tomadas que possam amenizar essa situação”, justificou.

Segundo Danielle de Carvalho, as investigações promovidas pelo MP podem resultar inclusive em uma Ação Civil Pública, pedindo a punição de possíveis responsáveis. Para embasar o inquérito, a promotoria enviou ofícios pedindo informações à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (Serhid), à Companhia de Abastecimento de Água e Esgoto (Caern), ao Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema) e ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

Nas solicitações, a promotora deu dez dias – contados a partir da última sexta-feira – para que os órgãos enviem as informações sobre o tratamento e o monitoramento da água armazenada no Gargalheiras. O inquérito civil não tem prazo para sua conclusão, mas a promotora espera concluí-lo o mais rapido possível. Ela ressaltou porém, que a resolução do problema não é fácil, visto que, de acordo com os estudos da UFRN, a contaminação é exacerbada por fatores como a descarga de esgoto nos rios e presença de lixo nas margens. “Fato é que alguma coisa precisa ser feita.”

O secretário de recursos hídricos, Josemá Azevedo falou no fim da manhã de ontem que ainda não havia sido informado sobre a chegada do ofício, mandado na sexta-feira pela promotora de Acari. Mas que ia procurar se informar sobre o documento.  Josemá Azevedo ressaltou a dificuldade causada  pelo leque de fatores que motivam a contaminação. “A curtíssimo prazo é difícil resolver. Envolve várias cidades, já que a poluição e o lixo pioram a situação”. Mesmo assim, o secretário se mostrou esperançoso para um solução em outras vias.

População deve tomar cuidado

Os pesquisadores coletaram amostras em reservatório de todo Seridó e os resultados assusustaram a população dos municípios atingidos. As análises consistiam na medição da presença de cianobactérias, organismos que produzem as cianotoxinas, que podem causar vários males à saúde humana. Em alguns municípios, o índice encontrado era até quatro vezes maior que a considerada limite.

“A situação do Gargalheiras é a mesma da barragem Armando Ribeiro Gonçalves”, disse a professora Ivaneide Soares da Costa, responsável pela pesquisa. Segundo ela, a contaminação por ciano pode ocorrer a partir do consumo da água, em um banho nas águas poluídas ou ainda através da ingestão pescados retirados dessas barragens. Algumas cianobactérias podem conter as hepatotoxinas, causadoras de gastroenterites e até câncer no fígado, além de  alergias, inchaços, diarréias e coceiras na pele.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas