sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Garibaldi afirma que Estado acumula perdas no atual governo

- Publicidade -

ENTREVISTA - Garibaldi destaca como prioridade a geração de empregos

O candidato ao Governo do Estado pela coligação Vontade Popular, Garibaldi Alves Filho (PMDB), criticou ontem a atual administração por vir levando o Rio Grande do Norte a contabilizar apenas perdas, como a da refinaria de Petróleo da Petrobras, do terminal pesqueiro e do ramal ferroviário da Transnordestina. "Só vamos ter ganho se acelerarmos o desenvolvimento", ressaltou o peemedebista.

Ele foi o terceiro candidato a participar da série de entrevistas promovida pelo telejornal RNTV 2ª Edição, da Inter TV Cabugi. Antes, já haviam falado Sandro Pimentel (PSOL), da Frente de Esquerda Potiguar, e Xeque Humberto (PTC). O espaço aberto aos candidatos é de seis minutos e a entrevistada de hoje é a candidata à reeleição, governadora Wilma de Faria (PSB), da coligação Vitória do Povo.

No programa de ontem, Garibaldi Filho destacou a importância de que "todas as iniciativas de governo sejam voltadas à geração de empregos." Segundo ele, até mesmo os programas sociais devem ter como finalidade ampliar a oferta de vagas no mercado de trabalho norte-rio-grandense. O candidato citou como exemplo a criação de milhares de emprego após a implantação do Programa do Leite, que beneficiou as famílias carentes de todo o estado.

Além dos programas sociais, o representante da Vontade Popular apontou as obras estruturantes como outro mecanismo de criação de postos de trabalho. Entre os projetos que, se eleito, ele pretende dar prioridade, estão a conclusão do aeroporto internacional de São Gonçalo de Amarante, a melhoria da estrutura do Porto de Natal e também a ampliação da rede de saneamento básico no Rio Grande do Norte.

Garibaldi Filho destacou ainda o interesse em empreender "um grande esforço" na área de Educação, lembrando que o ensino público potiguar foi reprovado no último "Prova Brasil", no qual os alunos norte-rio-grandenses obtiveram a última posição entre os participantes, concorrendo com estudantes de todos os estados brasileiros. Ao falar sobre as alternativas de melhoria da qualidade do ensino, ele ressaltou a proposta da criação do programa "aluno em tempo integral", que garantiria aos estudantes mais carentes três refeições e mais acesso à prática esportiva, nas escolas estaduais.

No tocante à questão da segurança pública, Garibaldi apresentou propostas como a da realização de concurso para delegados (mais de 100 municípios ainda têm suas delegacias comandadas por policiais militares) e do aumento do efetivo da PM. Ele quer melhorar a integração das duas corporações e buscar, junto ao Governo Federal, o apoio necessário para desenvolver projetos como o de criação de barreiras nas fronteiras do território potiguar.

"O problema não é só do governo federal, ou do estadual", ressaltou, defendendo um enfrentamento enérgico da atual situação de insegurança. Se eleito, o candidato diz que irá se articular junto à União ("que nunca deu a devida prioridade ao assunto") para obter os recursos necessários.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas