quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Garibaldi e Wilma vão para o 2º turno

- Publicidade -

GARIBALDI FILHO - A oposição enfrentou o uso da máquina administrativa pelo governo

Depois de votação tranqüila ao longo do dia, mas com um clima de grande indefinição para a escolha dos vitoriosos, a apuração do pleito eleitoral no Rio Grande do Norte foi encerrada, mas não teve tom conclusivo. A disputa irá para o segundo turno na vaga para governador. Já para o Senado, o Rio Grande do Norte faz história e elege a primeira senadora potiguar: Rosalba Ciarlini, do PFL.

A votação para o governo apontou a governadora Wilma de Faria com 49,57% dos votos válidos, contra 48,6% do senador Garibaldi Filho. Sandro Pimentel obteve 0,92%, Geraldo Forte 0,38%, Xêque Humberto 0,36% e José Bezerra 0,16%. Para o Senado Federal, a nova senadora Rosalba Ciarlini ficou com 44,18% dos votos válidos. O senador Fernando Bezerra ficou com 43,42%. A votação dos demais candidatos foi de 10,65% para Geraldo Melo, 0,62% Joanilson Rego, Simone Dutra ficou com 0,41% dos votos válidos, Augusto Maranhão com 0,31%, Antônio Sotero com 0,27% e Edgar Caldas com 0,13%.

A apuração dos votos no Rio Grande do Norte sofreu um atraso de quase duas horas do horário previsto para ser encerrada. A expectativa do presidente do TRE, desembargador Cláudio Santos, era encerrar a apuração às 22h. Na verdade, a totalização começou muito rápida. O primeiro boletim eleitoral foi divulgado às 18h15 e já trazia quase 10% dos votos apurados.O problema ocorreu com a apuração no interior. Nas cidades de Ielmo Marinho e Boa Saúde houve atraso no envio dos disquetes que foram usados nas urnas eletrônicas das sessões da zona rural. “Tivemos esse atraso nas duas cidades o que contribuiu para o atraso”, explicou o presidente da Comissão de Apuração do TRE, juiz federal Manuel Maia.

Mas o grande atraso ocorreu mesmo foi com o envio dos dados de uma urna eletrônica da cidade de Parelhas. A votação foi toda concluída às 23h15 e não totalizou os 100% devido ao problema com a urna de Parelhas. A finalização da apuração ocorreu exatamente às 23h50. O presidente do TRE, Cláudio Santos, fez um balanço positivo do pleito eleitoral e destacou o empenho das tropas militares, inclusive federais, que contribuíram para tranquilidade da eleição. Ele destacou ainda a ação dos candidatos que também não trouxeram grandes problemas. Hoje o TRE volta a se reunir às 14h e poderá julgar representações desta apuração.   

‘Nossa aliança vai ganhar a eleição’, diz Garibaldi

O resultado obtido pela coligação Vontade Popular foi considerado uma vitória. Primeiro pela eleição da ex-prefeita Rosalba Ciarlini para o Senado. Segundo pela ida do senador Garibaldi Alves Filho para o segundo turno, contra a governadora Wilma de Faria. O clima de festividade se deu principalmente porque no início da apuração a candidata do PSB tinha mais de 30 mil votos de vantagem.

A situação só começou a mudar na “Casa 25” (um dos comitês da campanha) quando às 19h38 os coordenadores da campanha de Garibaldi viram na apuração uma tendência de redução na vantagem de Wilma de Faria; e passaram a torcer pelo segundo turno. Cerca de uma hora depois, a possibilidade se consolidou e o que aparentava derrota tornou-se uma comemoração.

Ao final da apuração, Garibaldi Alves Filho disse que considerava o resultado bom “tendo em vista as dificuldades que nós enfrentamos, principalmente com relação ao uso da máquina do governo”. “Essa dificuldade prevaleceu durante toda a campanha”, acrescentou.

Garibaldi Filho disse que acredita na vitória e desconsiderou os 0,97% que o separam de Wilma de Faria. “Isso não é diferença. Essa aliança (PMDB-PFL) vai ganhar a eleição”. Na festa promovida para comemorar o empate, Garibaldi recebeu oficialmente o apoio do prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves; que em carta abandonou o PSB. Henrique Eduardo Alves disse considerar o resultado uma vitória pela eleição de Rosalba Ciarlini e também pela vitória que Garibaldi que será conquistada. O senador José Agripino Maia disse que agora era hora de “renovar os ânimos, corrigir os erros e partir para a vitória”.

Candidata declara que vai manter o discurso

Mesmo indo para o segundo turno no Rio Grande do Norte, a governadora Wilma de Faria (PSB) se considera uma vitoriosa por ter terminado o primeiro turno na frente do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB). “Recebo o resultado com muita tranqüilidade, porque acabamos com a  invencibilidade do senador, que sofreu a sua primeira derrota”, comemorava a governadora, em sua casa no Morro Branco.

A governadora lembrou que antes de começar a campanha eleitoral o senador tinha uma dianteira de 23% nas intenções de votos, mas ela acabou tirando a vantagem ganhando 25%, “depois que deixamos a parte técnica de lado e partimos para o lado político”.

Ela continuou com o discurso político de sua campanha sobre a comparação de seu governo de quatro anos com os oito anos do adversário. “Estamos muito tranqüila e devemos continuar assim”, acrescentou.

Wilma de Faria afirmou ainda que em toda a sua carreira política “nunca encontrou nada fácil”, mas continuará tendo ânimo para vencer as eleições em segundo turno. A governadora acompanhou parte da apuração em sua casa, depois sai com o namorado e advogado José Maurício, acompanhando outra parte da apuração na casa da filha Ana Cristina.

Por volta das 23 horas ela voltou à sua casa, de onde saiu para o ginásio de esportes “Machadinho”, onde chamaria a militância para se engajar na  luta do segundo turno, mas sem fazer carreata, respeitando o hiato entre o fim do primeiro turno e o reinicio da campanha eleitoral. 

“Continuo a senadora de Garibaldi”

A senadora eleita Rosalba Ciarlini (PFL) acompanhou a apuração dos votos em sua casa de Natal. Ela se reuniu com o marido, ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, e os filhos. Somente depois que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) totalizou 99,19% dos votos, foi que ela comentou sua vitória. Rosalba Ciarlini disse que devia seu mandato no Senado ao povo de Mossoró. Ela afirmou ter ficado emocionada com o seu desempenho nas urnas de Mossoró. Rosalba recebeu 83,33% dos votos válidos do município. Desempenho recorde na história do município. “Mossoró foi fundamental na nossa vitória. Mas eu preciso agradecer a todo o Rio Grande do Norte. Natal também deu uma demonstração de confiança no nosso projeto”, disse a senadora eleita, que, apesar da vitória, evitou comemoração em sua base eleitoral.

Rosalba afirmou que vem a Mossoró para agradecer à população da cidade. A senadora eleita disse ainda que não vai interromper a maratona, por causa da vitória. Ela confirmou que vai defender a candidatura do senador Garibaldi Filho (PMDB) ao Governo do Estado, no segundo turno.

“Agora, mais que nunca, eu sou a senadora de Garibaldi. Vou para Mossoró e outras regiões do Estado para defender a candidatura dele. Não tenho dúvidas que vamos vencer”, afirmou Rosalba. O resultado da eleição proporcional, que culminou com a não-eleição da deputada estadual Ruth Ciarlini (PFL) e do deputado federal Betinho Rosado (PFL), respectivamente, sua irmã e cunhado, Rosalba Ciarlini preferiu não comentar.De acordo com Rosalba, sua atuação no Senado será em conformidade com a proposta que apresentou nas ruas. Ela disse que será uma senadora municipalista, defendendo os interesses das cidades do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional.

Rosalba Ciarlini começou o dia em Mossoró. Ela votou às 11h30 na seção 34 da 34.ª Zona Eleitoral, que funcionou no colégio Geo, no Centro da cidade. Depois, a candidata, acompanhada da vice-prefeita Cláudia Regina (PFL) e da prefeita Fafá Rosado (PFL), visitou os locais de votação. Por volta das 13h, Rosalba seguiu, de avião, para Natal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas