sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Gaste menos no supermercado

- Publicidade -

Você sabia que pode consultar os encartes dos mercados pelo celular? E que alguns supermercados cobrem os preços de seus concorrentes? Então, fique ligado nas dicas e economize nas compras de mês!

FAÇA UMA LISTA DE COMPRAS

É importante ter sempre um caderno próximo da despensa para anotar todos os itens que estão acabando, pois eles devem ser priorizados na hora da compra. Antes de ir ao mercado é fundamental fazer uma lista com os produtos que pretende comprar, começando com os de maior necessidade. Isso pode ajudar a evitar gastos desnecessários.

COMPARE ENCARTES

Compare o preço dos produtos utilizando os encartes de cada supermercado. Para poupar tempo, você pode fazer esse estudo comparativo online. Atualmente, existem sites e aplicativos que ajudam nessa tarefa. Um exemplo é o Tiendeo, um App gratuito para a web e celular que agrupa todas as ofertas semanais de inúmeros mercados do país. Assim, você consegue aproveitar da melhor maneira as promoções de cada um deles.

USE O CELULAR COMO ALIADO

Utilizando os aplicativos para smartphones fica mais fácil planejar sua lista de compras. Entre eles você encontra o “Boa Lista”, que lê códigos de barras dos produtos e compara preços, “MeuCarrinho”, que cria listas de supermercado, “QQFalta” uma ferramenta para o consumidor não esquecer de nenhum item quando sai às compras, dentre outros. Vale lembrar que todos os Apps mencionados estão disponíveis tanto para Android como para Iphone. Procure em seu dispositivo quais os outros que podem servir como um auxílio na hora das compras. Utilize também a calculadora, ela é indispensável para calcular o valor que está sendo gasto na compra e ainda possibilita saber se as promoções “Compre 2 e leve 3” compensam.

BUSQUE A OFERTA ESPECÍFICA PARA CADA DIA DA SEMANA

É importante que consumidor fique atento aos dias de promoção de cada setor do supermercado.  Os descontos costumam ser bem maiores em determinados dias para cada seção.

SUBSTITUA OS PRODUTOS MAIS CAROS

Ao notar que determinado produto da sua lista está com um preço além do esperado, o recomendado é substitui-lo por um equivalente. Nas prateleiras, passe a olhar para a parte de baixo, pois geralmente as marcas menos conhecidas ficam mais escondidas. Tente experimentar outras e não fique preso apenas às tradicionais, que muitas vezes são mais caras e oferecem a mesma qualidade de outras.

SAIBA QUANDO VALE A PENA OPTAR PELO ATACADO

No atacado pode ser vantajoso quando você tem a opção de estocar os produtos em casa. A dica para minimizar o volume do estoque é tentar dividir com algum vizinho, já que comprando em grandes quantidades o valor diminui bastante. Para quem mora sozinho ou não tem como guardar os produtos por muito tempo, o ideal é optar pelo mercado varejista.

ESCOLHA MELHOR O HORÁRIO PARA AS COMPRAS

Ao fazer suas compras, procure evitar os horários de pico nos supermercados. Eles geralmente acontecem aos sábados, no final da tarde/início da noite, durante os dias de semana e principalmente nos primeiros 10 dias do mês, pois é o período que a maioria das pessoas recebe a remuneração salarial. Procure ir pela manhã, durante a semana. Já nos casos em que o mercado funciona durante 24 horas, procure ir mais tarde. Assim, além de evitar aborrecimentos, você consegue ter um tempo maior para selecionar o que pretende levar para casa.

EVITE LEVAR FILHOS PEQUENOS

O ideal é deixar em casa os filhos menores no dia de fazer as compras. Não sendo possível, vá direto aos itens que você anotou na lista. Evite as gôndolas de doces e guloseimas que possam estimular o desejo de compra das crianças. Se for inevitável, negocie levar apenas um item fora da lista.  Lembre-se, que quanto mais você se distancia da lista original, inserindo itens que não foram previamente programados, maior será seu custo final.

NÃO VÁ COM FOME AO SUPERMERCADO

Quando for ao supermercado, procure se alimentar antes. Ir com fome na maior parte das vezes pode levá-lo a consumir itens que não estavam programados. É bom lembrar que as embalagens dos produtos procuram ser bem atrativas justamente para conquistar o cliente, que na hora da fome acaba comprando.

DESCONTOS PARA CLIENTES

Atualmente muitos mercados cobrem as ofertas de seus concorrentes, o que pode ajudar bastante na hora de poupar tempo e dinheiro. Alguns ainda oferecem “cartão fidelidade” no qual o cliente cadastrado tem descontos em determinados produtos. Nos sites de compra coletiva você ainda encontra cupons para usar em algumas redes. Se informe em quais redes é possível usar esse artifício e veja se será vantajoso para você.

Seguindo essas dicas você poderá economizar nas compras e evitar os desperdícios causados pela falta de planejamento ao efetuar suas compras. E lembre-se, ao optar pela compra de um produto, verifique antes se realmente você precisa dele. (Fonte: Portal do Consumidor)

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas