sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Genial/Quaest: Bolsonaro e Lula empatam em disputa no RJ, com 39%

- Publicidade -
Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (18) pelo  Genial/Quaest mostra que o presidente  presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão empatados na disputa pelo eleitorado do Estado do Rio de Janeiro.  Ambos somam o mesmo percentual de intenção de voto: 39%. Ainda, segundo a análise, o chefe do executivo tem alcançado mais popularidade no estado, dado que no levantamento anterior ele alcançou 34% das intenções enquanto Lula se manteve no mesmo patamar.  
Em relação aos outros candidatos, o levantamento mostra que Ciro Gomes (PDT) está com 6% das intenções enquanto Simone Tebet (MDB) aparece em quarto lugar, com 2%. Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Soraya Thronicke (União Brasil), Leonardo Péricles (UP) e Felipe D’Ávila não pontuaram. Indecisos somam 4%. Votos em branco, nulos ou não pretendem votar, 9%.
Ainda, para 53% da população do Rio de Janeiro, Bolsonaro não merece um novo mandato. Na pesquisa de julho, esse percentual ficou em 59%. Para 45%, o chefe do Executivo merece ser reeleito, contra 39% do levantamento anterior.
Cabos eleitorais
O crescimento de Bolsonaro no Rio também se reflete na eleição para governador. Para 32% dos entrevistados, o próximo chefe do Executivo do Estado deve ser ligado ao presidente, contra 28% da pesquisa anterior. Outros 30% preferem que o governador eleito seja aliado de Lula, uma oscilação negativa em relação aos 32% do último levantamento. Para 34%, no entanto, o próximo governador não deve ser ligado a nenhum dos dois.
A pesquisa ouviu 1.500 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 12 e 15 de agosto, de forma presencial. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos porcentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) com o número RJ-07554/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08389/2022.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas