Gente de Expressão

Publicação: 2019-06-16 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O potiguar Theo Varela de Albuquerque vem trilhando uma trajetória profissional no mínimo curiosa. Formado na UFRN e com um diploma de pós-graduação em Design de Interiores (pelo Istituto Europeo di Design, em Milão), o arquiteto desembarcou em São Paulo e entrou no time do escritório de um dos profissionais mais bem-conceituados do país: o baiano David Bastos, que hoje comanda escritórios em Salvador e na capital paulista. Apesar da experiência adquirida no escritório de David, Theo acredita que sua formação profissional ainda como estagiário junto aos arquitetos Rita Macedo, Gracita Lopes e Renato Teles (a quem se refere carinhosamente de mestre) definiu o caminho que escolheu trilhar e contribuiu na sua formação profissional. Hoje, Theo encara um novo desafio: coordenar a área residencial da empresa Two Design em São Paulo. Gerenciando pessoas e projetos, espera se aprimorar nos métodos de trabalho e alcançar sua maturidade profissional.

Como foi sua experiência em um dos principais escritórios de arquitetura do país?

Posso dizer que foi um divisor de águas na minha vida. Acostumado a morar numa cidade que conhecia muita gente e relativamente bem a dinâmica dos clientes, entender o funcionamento de um escritório grande de alto padrão se mostrou um desafio, com projetos complexos, de alto nível de detalhamento e personalização. Montar exposições e mostras como Casa Cor, MB Design e Modernos Eternos foram desafios enormes, afinal o que é produzido em São Paulo é usado como referência a nível nacional e internacional. Sem falar nos clientes, culturalmente diferentes e extremamente específicos, alguns artistas incluídos. Por isso fazia uma leitura do que cada um queria dizer, das vontades, que nem eles mesmos sabiam (risos) durante todo processo de projeto, obra e decoração! Outra coisa muito boa foi poder viajar para diversos lugares no mundo: Rio, Angra, Trancoso, Dubai, Seychelles e Milão.

O que é arquitetura de luxo para vc?
Depois de quase 3 anos e meio trabalhando com isso, concluí que alguns aspectos fazem a arquitetura de alto padrão e nem sempre estão relacionados ao valor investido em projeto. O cuidado com a proporção é um deles. Checar a posição dos móveis, circulações, obstrução de vistas, pé direito são coisas que fazem parte da arquitetura de luxo, mas não custam dinheiro. Pode-se aplicar tudo isso num projeto de menor custo e é aí onde entro: quero mostrar que um projeto não precisa ser caro para ser luxuoso ou de alto padrão. Outra coisa extremamente importante que aprendi é sempre ouvir o cliente e tentar se colocar no lugar dele - fazer um projeto personalizado, que o cliente olhe aquilo e se reconheça é um dos melhores retornos que nós arquitetos podemos ter.

“No meio das trevas, sorrio à vida, como se conhecesse a fórmula mágica que transforma o mal e a tristeza em claridade e em felicidade. Então, procuro uma razão para esta alegria, não a acho e não posso deixar de rir de mim mesma. Creio que a própria vida é o único segredo”.

Rosa Luxemburgo


Domingo de parabéns para… O advogado Marco Emerenciano, o empresário Versailles Ronaldo Correia Melo, Margô Melo Santos e Kleyber Tinoco.

Amanhã, dia 17, os vivas vão para… Armando Fagundes Neto, Suely Chalita, Diego Galvão Marinho, Thiago Varela, Jacira Monte.

Colônia de Férias


A aproximação do recesso escolar faz com que pais e responsáveis busquem opções estimulantes para a criançada. Entre os dias 1º e 12 de julho, o Complexo Educacional Contemporâneo vai oferecer uma colônia de férias com uma programação especial, toda construída por pedagogos e recreadores. A ideia é mesclar diversão com aprendizado. Crianças de dois a 11 anos são bem-vindas.

Som Da Mata

Hoje se apresenta no Parque das Dunas a dupla Eduardo Taufic e Jubileu Filho, a partir das 16h30.

Save The Date

Dia 17 de agosto acontece a 4º edição da festa "Sou Salesiano", no pátio do colégio. Para animar a resenha as atrações serão Aduílio Mendes, Samba Preto no Branco, Pedro Luccas e Dj PL. As senhas estão sendo vendidas na cantina da Escola e com comissários da festa.



continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários