quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Geoparque foi bem avaliado

- Publicidade -
Antonio Roberto Rocha 
O Brasil pode ter, em breve, mais um geoparque reconhecido internacionalmente pela Unesco. Representantes da organização, acompanhados do Ministério do Turismo e de outras entidades, realizaram, durante esta semana, uma visita técnica ao Geoparque Seridó para avaliação da candidatura do território à Rede Mundial de Geoparques. Atualmente, apenas o Parque Geológico do Araripe, no Ceará, possui a certificação no Brasil.
Entre os itens observados na visita destacaram-se as ações desenvolvidas na região para a promoção do turismo de forma sustentável e para a implementação de projetos que contribuam com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O resultado da avaliação deve ser divulgado até abril de 2022.
Reconhecimento – Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o geoturismo é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento territorial sustentável. “Tenho certeza de que o Seridó ganhará a certificação e impulsionará tantos outros geoparques brasileiros a também serem incluídos na lista da Unesco, o que dará mais visibilidade aos nossos atrativos”, comentou.
Durante três dias os técnicos da Unesco e representantes do MTur e de outras instituições participaram de reuniões com a governança local e acompanharam os projetos desenvolvidos pelo geoparque, que envolvem educação, geoconservação e turismo junto às escolas públicas.  
Impacto – O presidente da Empresa de Promoção Turística do Rio Grande do Norte (Emprotur), Bruno Reis, destacou o impacto que esta titulação dará ao turismo potiguar. “É um produto que intensifica a proposta de segmentação da atividade, destacando-se no território os segmentos de ecoturismo e aventura”, ressaltou.
O Geoparque Seridó compreende seis municípios: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas. São mais de 2,8 mil km² na Caatinga, bioma único do mundo. Em todo o território, o turista contempla a cultura local, a história, a gastronomia e a natureza, além de materiais geológicos como as rochas metamórficas do período Paleoproterozoico, que datam até dois bilhões de anos.
Sustentabilidade – O Geoparque Seridó é considerado um “geoparque aspirante” ao título mundial, assim como o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, localizado entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Caso receba o título e passe a integrar a Rede Mundial de Geoparques, a governança local deverá zelar pela garantia da sustentabilidade, preservação e proteção ambiental, assim como promover o envolvimento dos moradores da região.
Para se instituir como geoparque, é necessário que uma região tenha atributos geológicos e paleontológicos de relevância internacional, aliados a ações de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. A implantação deve contemplar o turismo, desenvolver a economia local e modificar a realidade socioeconômica dos habitantes da região. 
RN faz ações no Paraná
A ABIH-RN está realizando uma série de promoções no Paraná. A comitiva já passou por Curitiba, Londrina e Maringá, onde foram capacitados cerca de 260 agentes de viagens. Na próxima semana serão realizados workshops em Cascavel e Foz de Iguaçu. Na maioria destas cidades, a ação de marketing é realizada através de jantar com os principais vendedores do dest.
Esta ação de promoção e divulgação do destino é realizada pela ABIH-RN, em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Estadual de Turismo/Emprotur, a Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Turismo/Setur, e o Natal Convention Bureau. 
No treinamento, comenta Gabriela Duarte, gerente executiva da ABIH-RN, os representantes das agências de viagem conhecem detalhes do Rio Grande do Norte para melhor vender o destino aos clientes. Durante a ação, os hotéis participantes promovem brincadeiras, sorteios de brindes e de diárias, além de distribuição de material publicitário. 
Hotéis presentes – Participam da ação os associados Aram Imirá Plaza, Aram Natal Mar, Aram Ponta Negra, Arituba Park Hotel, Hotel Majestic, Esmeralda Praia Hotel, Hotel Senac Barreira Roxa, Marsol All Inclusive, Natal Dunnas Hotel, Porto Suítes Natal, Praiamar Express, Praiamar Natal, Holiday Inn, Praia Bonita Resort, Pipa Lagoa, Luck Receptivo,  Potiguar Turismo, Vogal, Rifóles, Divi-Divi, Hotel Village do Sol, Ocean Palace, Vila Galé, Hotel da Pipa, Moriah Natal Beach Hotel, Brisa do Mar Beach Hotel, Safari Beach Hotel, Yak Hotel, Yak Beach Hotel Ponta Negra e Visual Praia Hotel.
Festival gastronômico no Beco da Lama
O Pratodomundo, festival gastronômico do Beco da Lama, prossegue até 10 de dezembro.  A 14ª edição está com um número recorde de estabelecimentos: 14 bares e restaurantes das adjacências estão participando, cada qual com um prato especialmente criado para a ocasião. Além das degustações, há shows musicais aos sábados, além de oficinas e palestras. Neste ano, o festival celebra as raízes indígenas da culinária potiguar. 
Todos os pratos têm no mínimo quatro ingredientes que foram trabalhados pelos indígenas na cozinha local, como a mandioca e seus derivados: feijão verde, milho, batata-doce, pimentas nativas e frutos do mar em geral. O Pratodomundo 2021 está homenageando duas cozinheiras históricas da cidade: a Comadre, da Peixada, e Odete, uma personagem icônica do Beco da Lama. 
O que comer? – As opções gastronômicas, entre outras, são o bolinho de siri do Cida Bar; camarão Ananás no Bar do Galo; caldo de ova de peixe do Bar do Naldo; e camarão crocante ao creme de jerimum no bar Encontro dos Boêmios. O Laricão Roots tem uma tapioca recheada com camarão; o Rocket Bar está com um “tapirá”; o restaurante Seridó serve carne de caranguejo na barquinha de tapioca; e o Bar de Nazaré sugere o camarão a Olavo. Os petiscos têm o valor máximo de R$ 15.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas