sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Geraldo Alckmin reúne parlamentares

- Publicidade -

VOTOS - Alckmin tenta uma aproximação com bancadasBrasília (AE) – Com o objetivo de integrar políticos à sua campanha, o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, inicia na próxima semana uma série de encontros com parlamentares. É um movimento para se tornar mais conhecido entre as bancadas e criar um ambiente de troca de informações para consolidar o discurso regional. Ainda por meio desses contatos, Alckmin poderá influir pessoalmente na montagem dos palanques e ter uma visão mais clara da situação política nos Estados.

Na terça-feira, o presidenciável vai discutir o cenário político do Rio Grande do Sul, onde PSDB e PFL estão em campos opostos. Sua participação foi decisiva, ontem, para selar o acordo entre o PFL e o PSDB da Bahia, onde garantiu o palanque do governador pefelista Paulo Souto.

No mesmo dia, o governador de Minas, Aécio Neves, prometeu ao pré-candidato “arregaçar as mangas” e ajudar também na solução das pendências estaduais. Ele ficou de conversar com a senadora Roseana Sarney, do PFL, e tentar um acordo no Maranhão. Mas, os próprios tucanos acham difícil, já que o PSDB maranhense insiste em apoiar a candidatura de Jackson Lago, do PDT.

Paralelamente às articulações políticas de Alckmin, a serem realizadas em Brasília, seus assessores técnicos vão trabalhar no conteúdo dos discursos, que serão regionalizados. Para cada Estado do Nordeste, será preparado um texto específico enfocando os interesses e as necessidades da população. Assim, quando desembarcar em um Estado, Alckmin poderá evitar improvisos. O Nordeste e o Norte, onde é menos conhecido, continuam sendo prioridade.

O assessor João Carlos Meirelles, que trabalha na elaboração do programa de governo, se reunirá com técnicos e políticos, também na terça-feira, para discutir a situação da agricultura e propor saídas para a crise do agronegócio. O coordenador da campanha, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), disse que muitas das dificuldades decorrem das limitações legais do pré-candidato, que só pode iniciar a campanha depois das convenções partidárias, em junho.

Enquanto isso, o presidenciável tenta popularizar seu nome em lugares onde é pouco conhecido, contando com a estrutura dos partidos aliados. A expectativa é de melhorar seu desempenho a partir de acordos regionais, que vão propiciar a incorporação à campanha de candidatos aos governos, ao Senado e para as eleições proporcionais. A coligação com o PFL deve ocorrer até final deste mês e os tucanos esperam que o PMDB decida no próximo sábado, em convenção, não lançar candidato próprio ao Palácio do Planalto.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas