sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Giga Metrópole vai integrar 631 escolas da área metropolitana

- Publicidade -

O Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) viabiliza a implantação da Rede Giga Metrópole, uma rede de alta velocidade que pretende integrar as 631 escolas públicas dos 10 municípios da Grande Natal.

A Rede Giga Metrópole será executada em três etapas. Segundo o diretor do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo, a conclusão das duas primeiras fases desse projeto está prevista para junho de 2015, com a integração de 350 escolas, dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Escola Agrícola de Jundiaí e Instituto Internacional de Neurociências, em Macaíba.

Nesta fase, 400 quilômetros de fibra ótica estão em lançamento, que se somam aos 40 quilômetros da Rede Giga Natal, já em funcionamento no município de Natal, interligando instituições de ensino superior e de pesquisa da cidade.

De acordo com estudos realizados pelo IMD, em cada escola pública da Grande Natal constatou-se que metade desse universo não tem conexão com a internet e a outra metade possui uma banda média de menos meio mega. Após a implantação da Rede Giga Metrópole, a conexão mais baixa será de 20 mega (Mbps), uma velocidade quarenta vezes superior à existente atualmente.

Na segunda fase do projeto serão interligadas as escolas restantes, através de uma rede banda larga sem fio. O projeto é uma parceria do IMD com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC) e com o Ministério da Educação (MEC), sendo este responsável pelo financiamento, com recursos da ordem de R$ 20 milhões. O suporte logístico será garantido por meio de parceria.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas