sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Ginga na tapioca e algo mais

- Publicidade -

Um dos pratos que simbolizam a gastronomia potiguar – a ponto de há muito tempo ser exigido seu tombamento oficial como patrimônio imaterial de Natal -, a ginga com tapioca terá mais um momento de ser celebrada com a segunda edição do Festival Gastronômico da Ginga, que vai começar neste sábado (18) e irá até o dia 16 de dezembro, no Mercado da Redinha e largo João Alfredo. O evento promovido pela prefeitura de Natal através da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) objetiva valorizar ainda mais o prato e mostrar sua versatilidade.

Prato popular praiano será uma das iguarias oferecidas no Mercado e restaurantes da Redinha

Prato popular praiano será uma das iguarias oferecidas no Mercado e restaurantes da Redinha

O festival também faz parte do projeto Nossa orla, e fica no ar das 9 às 17h, servindo as diversas variações da iguaria que serão vendidas entre bares, quiosques e boxes localizados na praia da Redinha. Uma das novidades para a edição de 2017 é o concurso com variações da ginga com tapioca, que já será realizado logo na abertura do evento, no Redinha Clube, das 12 às 13h. Ao todo, foram inscritos 30 pratos diferentes que serão avaliados por uma comissão julgadora composta por cinco especialistas em gastronomia.

A iguaria nasceu como um típico prato de pescador. Há mais de 60 anos, os pais da comerciante e cozinheira Ivanize Barbosa – Seu Geraldo e Dona Dalila – decidiram fazer algo com  aquele peixinho, um tipo de sardinha chamada ‘azul’ ou ‘manteiga’, que antes disso costumava ser descartada pelos comerciantes da área.

O peixe frito no óleo com azeite de dendê e depois usado como recheio da tapioca formavam um petisco simples, mas de sabor irresistível – o que logo foi descoberto e disseminado por moradores, comerciantes, visitantes e turistas da Redinha. Hoje, o prato se espalhou por toda a cidade, mas comê-lo na Redinha continua como a experiência gustativa original.

Serviço:
2º Festival Gastronômico da Ginga. De 18/11 a 16/12, na praia da Redinha, das 9 às 17h.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas