quinta-feira, 18 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Giselda deverá reabrir na segunda

- Publicidade -

O Hospital Giselda Trigueiro, referência em doenças infectocontagiosas, deixou de atender novos pacientes desde o meio-dia da segunda-feira passada, dia 5 de dezembro, porque não tem pessoal para trabalhar na limpeza. O problema se arrasta desde julho deste ano, quando o contrato com a empresa que fornecia mão-de-obra para esse área chegou ao fim. O setor de urgência e 26 leitos foram fechados. O problema é similar ao do Centro Especializado em Reabilitação. A empresa que prestava o serviço, inclusive, era a mesma: Safe.

#SAIBAMAIS#O Hospital Giselda Trigueiro contava com uma média de quatro pessoas por dia na limpeza desde agosto passado. Só alguns setores do hospital recebiam a limpeza diária, mas os terceirizados não eram especializados nesse tipo de trabalho. Como não há limpeza há quase uma semana, 26 leitos de enfermaria foram interditados, 22,6% do total do hospital, que conta com 115 leitos. O diretor técnico da unidade, o infectologista André Prudente, lembrou que é necessário fazer a limpeza das camas para retirar possíveis micro-organismos deixados pelo paciente que recebeu alta. A urgência também está fechada. A média de atendimento do setor estava em 50 pessoas por dia, mas esse número já foi oito vezes maior em períodos de epidemia de doenças como dengue.

Com o encerramento do contrato com a fornecedora de mão-de-obra Safe, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) iniciou um processo licitatório para a contratação de outra empresa para oferecer o serviço de limpeza do hospital. No entanto, esse processo está travado porque uma das empresas perdedoras do certame recorreu do resultado. A informação é do diretor técnico do Hospital Giselda Trigueiro (HGT). Ainda segundo Prudente, também foi aberto um processo de contratação emergencial de uma prestadora de mão-de-obra. A expectativa é que a situação esteja resolvida na próxima segunda-feira, dia 12.

Número
26
leitos, além do setor de urgência do Hospital Giselda Trigueiro, foram fechados devido à crise na higienização da unidade.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas