sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Goiás abre mercado para receber turistas idosos

- Publicidade -

POTENCIAL - Turismo para a terceira idade não pára de crescerGoiânia (Ag. Sebrae) – O Brasil tem envelhecido rapidamente. Hoje, já tem 120 idosos para cada 100 crianças. Segundo dados do IBGE, em 2005, a faixa etária de pessoas com mais de 60 anos – que é conhecida tecnicamente por terceira idade, mas que o mercado está chamando de sênior, já representa cerca de 8,8% dos brasileiros, com previsão de que esse número chegue a 17% em 2030.

Neste panorama estão inseridos tanto os senhores que jogam xadrez na praça e as senhoras que fazem tricô em casa, até aqueles que viajam regularmente, fazem academia e consomem produtos e serviços altamente especializados. Este segundo perfil surge como parte de um fenômeno do envelhecimento numa sociedade em que há uma oferta enorme de alternativas e tecnologias que oferecem qualidade e prolongamento de vida.

Exemplos de êxito junto ao mercado sênior são as áreas de hotelaria ocupacional assistida para idosos, academias especiais, cursos voltados para a terceira idade, assim como os spa, entre outros. O poder de compra dessas pessoas é outro fato que não pode ser desconsiderado. Há um crescimento dos sêniores no setor mais alto da pirâmide econômica do País, a classe A.

A empresa AtivaIdade, surgiu em Goiânia (GO) diante da visão deste mercado. O empreendimento, com uma proposta de vanguarda, oferece palestras, cursos, reuniões temáticas, eventos, shows, passeios e viagens específicas que colaboram para o aumento da qualidade de vida deste público. “Existem padrões para atender este público. Temos que ter cuidados especiais com locais que têm pisos escorregadios e escadas desnecessárias ou sem corrimão e outros itens de segurança. Nossa proposta é oferecer viagens, cursos e eventos para aqueles que estão na ‘melhor idade’ e gostam de se divertir e continuam a interagir com o mundo”, afirma a proprietária Janete Bernardes.

Os pacotes variam de acordo com o gosto e bolso do cliente. “Este público tem uma característica muito específica: gosta de viajar em grupo. Oferecemos viagens nacionais e internacionais. Desde Caldas Novas (GO) até pacotes exóticos, como a África do Sul, ou esotéricos, como a Índia. A nossa preocupação na construção do roteiro vai desde conferir os hotéis que estão preparados para atender nossos clientes, até os pacotes aéreos. Para o público idoso, os melhores são vôos com conexões, ao invés de vôos com escalas. Assim, podem esticar as pernas e andar, durante os intervalos, nos aeroportos. Esta semana estou levando uma turma para João Pessoa. Entre os viajantes, temos uma senhora que comemora o seu a 88º aniversário. Será uma festa!”, revela a empresária.

Nada de disputar aparelhos e espaço com jovens e adolescentes em academias. Para ser um aluno da Academia Melhoridade, o quesito necessário é ter idade acima de 40 anos. Pensando assim, o proprietário André Agapito, oferece serviço especializado na área de esporte. Os alunos na faixa etária dos 60 anos, a maioria da academia, geralmente gostam de atividades como caminhadas, alongamentos, exercícios suaves, exercícios respiratórios, dinâmicas de grupo que tenham diálogos e movimentos não-competitivos.

Há 4 anos no mercado, a Melhoridade oferece yoga, acupuntura e reeducação postural global (RPG), ergometria, musculação e alongamento.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas