Gol

Publicação: 2020-11-24 00:00:00
Itamar Ciríaco - itamar@tribunadonorte.com.br

ABC e América têm uma missão difícil pela frente, principalmente porque todos sabem que o “mata-mata”, por vezes, se torna imprevisível. No entanto, as equipes potiguares podem contar com dois jogadores que estão se destacando e são essenciais, por sua função: FAZER GOLS. No América, Wallace Pernambucano se consolida como um grande “matador”. Ele segue fazendo gols em sequência e mostra um desempenho tático bem interessante. No ABC, a volta de Wallyson, além de preencher a lacuna de um grande ídolo no time, trouxe os gols de volta. É muito claro que o fraco Jacyobá não é um adversário representativo, mas não é fácil fazer quatro gols em um jogo. Além disso, com o outro que fez na partida anterior, o camisa 11 já é o artilheiro do Alvinegro. Isso motiva o atleta e o time também. 

Exemplo
Entre 2010 e 2020, o mercado esportivo teve grandes revelações entre organizações, clubes e marcas, que se destacaram ao longo de uma década como os nomes mais valiosos do segmento, segundo o ranking da Forbes. O que mais chama atenção, no entanto, é a ascensão da NBA e dos times de basquete americanos que ocupam três das cinco primeiras posições - New York Knicks (3º), Los Angeles Lakers (4º) e Golden State Warriors (5º), que estão à frente de equipes de futebol como Real Madrid e Barcelona. As informações são da OutField Consulting, uma consultoria focada nos negócios do esporte e do entretenimento. Enquanto o futebol americano manteve o maior foco local e segue uma mentalidade mais conservadora, a NBA teve uma abordagem mais global e focada no mundo digital. E isso fez toda a diferença.

Exemplo 1
Atualmente, a liga americana de basquete se tornou o símbolo máximo de um posicionamento progressista, levantando a bandeira de luta contra o racismo e pela igualdade de gênero. LeBron James, um dos maiores ícones da modalidade, emplaca sua marca através de posturas inabaláveis sobre questões políticas e raciais, se tornando uma das vozes mais influentes do esporte global. Essa nova mentalidade, na qual atletas se mostram como pessoas "reais", colocando suas opiniões e batendo fortemente em teclas há muito debatidas pela sociedade, fizeram com que a NBA ganhasse uma popularidade global - e consequentemente, marketing.

Exemplo 3
Tudo isso culminou na valorização das organizações, tornando a NBA a liga que possui os times mais valiosos dentre as modalidades do top 50 do ranking, com um valor médio de US$ 3,28 bilhões por franquia, além de também ser a que oferece maior liquidez a seus acionistas. 

Confra
O Pé na Praia está sendo organizado como forma de confraternização dos corredores de rua que, neste ano de pandemia, ficaram “órfãos” de provas por todo mundo. Você vai correr e curtir 3 horas de música em Ponta Negra e na Via Costeira. Serão provas de 15Km, 10Km ou 5Km. Inscrições:  www.penapraia.com.br. A prova/encontro será no dia 12 de dezembro às 6h30.

TV 
Nesta terça-feira, 24 de outubro, a partir das 21h15, o SBT transmite o primeiro jogo entre Racing (ARG) e Flamengo pela 'Copa Libertadores da América' direto da Argentina. O jogo será narrado por Téo José e os comentários são de Mauro Beting e do ex-treinador Jorginho.

Tênis de Mesa
O primeiro evento do tênis de mesa desde o início da pandemia foi cercado de cuidados. Álcool em gel, distanciamento, uso obrigatório de máscaras, exceto para os atletas na hora do jogo. Foi assim a I Copa Desportivo Rio Grande, realizada no fim de semana, em Parnamirim, e com número reduzido de competidores. Destaque para o Aeroclube que subiu ao pódio 13 vezes nos dois torneios simultâneos: o ranking, que tem a classificação por idade; e o rating, por nível técnico. “Fiquei muito feliz com o desempenho da equipe. Todos jogaram muito bem, ainda mais considerando o tempo que ficamos parados por causa da pandemia”, avalia Lucas Souza, técnico e atleta da equipe. Lucas inclusive foi ouro na categoria Adulto Série A, e bronze no rating, que teve o xará Lucas Santos, também do Aero, como campeão. No feminino, as meninas conseguiram 7 medalhas, com direito a pódio triplo no Rating A, com Sabrina Diniz (ouro), Larissa Riberti (prata) e Rute Souza (bronze). O Aeroclube foi vice-campeão geral da competição.

Investimento 
A equipe da Unimed/Aero está investindo alto na participação da Superliga B de voleibol. Após anunciar a contratação de Alessandro Fadul, carioca de 39 anos para comandar o time, a equipe agora revela que o levantador Marlon, campeão mundial com a Seleção Brasileira, estará no time. O atleta se apresenta dia 5 de dezembro, em Natal para os treinamentos.

Empecilhos 
Nesse momento, além das notícias de uma possível “segunda onda” da covid-19, no Brasil, existem dois empecilhos para a volta do público aos estádio. O primeiro é que as notícias de casos da doença se espalhando entre os jogadores é preocupante. Se acontecer um caso mais grave entre esses atletas, a situação pode se complicar para o futebol. O segundo empecilho é a questão da desigualdade de condições de estádios para que possam se obedecidos os protocolos. Ou seja, não seria desportivamente justo acontecer jogo com torcida em um local e em outro não.










Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.