quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Goleada na última decisão

- Publicidade -

Everaldo Lopes [[email protected]]

Corria o ano de 1962 quando o Globo S.C. disputou sua única partida decidindo o Campeonato Estadual da FNF. O alvi-rubro (por coincidência, tinha também as cores vermelha e branca, já que o presidente do clube – o empresário húngaro Imre Fried era americano) fez sua estreia em 1960, permanecendo na federação até 1965, fechando as portas em definitivo. Cinco a zero contra o  ABC, foi o placar da decisão no “Juvenal Lamartine”, deixando descontentes os poucos gatos pingados em matéria de torcida global, a maioria formada por empregados da empresa de Fried. Esse jogo aconteceu  dia 30 de março de 1962. Vê-se, pois, que entre a primeira decisão do Estadual do primitivo Globo SC, a uma decisão do outro Globo, decorrem 52 anos. De Imre Fried, nunca mais se ouviu falar.  O cartola do novo Globo é Marconi Barretto.

Campeão de araque
“O que a arbitragem carioca fez contra o Vasco da Gama ultrapassou os limites. Os desportistas sensatos, honestos sabem que o campeão moral do campeonato carioca é o Vasco, que teve gols legítimos anulados, e validados gols irregulares dos adversários. O Vasco está muito acima dessas indecências. As arbitragens enodoaram o título do Flamengo. (Tom Barros, narrador e comentarista da TV Diário/CE).

Vasco vai à Justiça
A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FFRJ) reconhece os erros da arbitragem (Marcelo L. Henrique foi o árbitro e Márcio Araújo, seu auxiliar, que não assinalaram o impedimento visível. Por isso, o Vasco vai recorrer à justiça, pedindo a anulação do segundo jogo Vasco x Flamengo). Anteriormente, o time já havia sido garfado no gol legítimo não validado pela arbitragem. Os verdadeiros rubro-negros não têm como aceitar tamanha ladroagem.

HUMOR NEGRO  “Ser campeão com um gol roubado é muito mais gotoso…” (do goleiro Felipe, do Flamengo, logo após a partida Vasco x Flamengo, ainda no gramado.).

HUMOR (2) “O gol do Alecrim FC que valeu o direito do Verdão disputar a Copa do Brasil/2015, só podia ser mesmo de autoria do atacante Rodrigo da Lua. É que o primeiro homem a pisar na Lua foi Neil Armstrong em 1979, e o presidente do Alecrim FC chama-se Antony Armstrong. Serão primos?…

Os Leandros…
O ex-jogador e treinador do América FC, Leandro Sena, acaba de assumir a direção técnica do Treze FC. Curiosamente, é um Leandro substituindo outro Leandro. Só que Campos. Deve ser inédito no futebol brasileiro, um treinador ser substituído por outro treinador com o mesmo nome.

Juvenal Lamartine 
Os norte-rio-grandenses lamentaram muito, na época – 1956, a morte de um dos governadores mais operosos na   história antiga do RN. Juvenal Lamartine de Faria, aos 82 anos. Ao lado de uma administração reconhecida e aplaudida pela população,  Lamartine foi um governante também desportista, quer praticando, quer dando seu apoio ao esporte. Na época, fez campanha ele mesmo vendendo Apólices da Dívida Pública, carreando verba para erguer o JL.

Juvenal (2) Foi na sua administração que a cidade ajudou a construir o estádio que recebeu o seu nome, ainda em vida, inaugurado em 1928. Durante 44 anos o pequenino “JL” foi palco do grande clássico ABC x América, até surgir o Castelão, em 1972. Lamartine praticava tênis mas seu sonho era ser aviador, daí ter ajudado também a construir o Aero Clube do RN. Faleceu em 1956, deixando sua marca por muitos anos, já que o “JL” foi a casa do futebol por muitos anos.

De pouco papo?  
A presença do meio-campista do ABC, Daniel Paulista, na relação dos dispensados, tem causado algum disse-me-disse, inclusive junto ao torcedor. É que trata-se de um jogador bem recomendado, experiente (31 anos), bom currículo,  nas poucas vezes em que atuou esteve bem. O jogador disse que, desde quando o técnico Zé Teodoro  chegou para o ABC, nunca o chamou para qualquer conversa, situação comum no futebol. Estranho, muito estranho.

Arrasa quarteirão
Sem terem como punir seus profissionais  pela indisciplina no gramado no último clássico Poti-Ba, Potiguar e Baraúnas vão pagar caro pela briga  generalizada no último confronto. Além das multas variando entre R$ 5 e R$ 10 mil, o TJ puniu também o Baraúnas variando entre  cinco e oito mandos de campo de partida oficial.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas