quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Goleada

- Publicidade -
Rubens Lemos Filho 
Ainda haverá o tempo em que os tecnocratas do futebol limitarão escores em nome de uma hipócrita respeitabilidade ao adversário. Os (falsos) moralistas  de paletó e guarda-chuva, daqueles que comungam na missa e saem da igreja para fazer o mal, são incorporados por técnicos e boleiros de rasa qualidade para protestar contra quem mete uma caneta no adversário, aplica um drible de gafieira ou passa até pelo goleiro para tocar de leve às redes. 
A goleada é o orgasmo do torcedor puro. Do fanático essencial. Sem violência. Do apaixonado crônico, habitual. Os 7×0 do ABC no Jaciobá de Alagoas foram incisivos e necessários. O time alagoano é uma abundância de incompetência e de relacionamento precário com a bola. O ABC não poderia se contentar com três, quatro a zero. 
Houvesse mais tempo de jogo, o alvinegro aplicaria 14 ou 21 nos sofridos oponentes. O futebol de agora, como jogo chato de videogame, é  muleta de segurar emprego de treinador. É a instituição do empate como garantia de contracheque. O 1×0 como aberração da natureza, resultado espetacular. 
O gol é a síntese da peleja  e quanto mais acontecer, melhor para quem gosta do jogo aberto, do confronto explícito do melhor contra o pior. Ganhar de 7×0, seja contra quem for, é a imposição natural da superioridade. 
A Alemanha meteu 7×1 na CBF em 2014 e o patriotismo ilusório nacional atribuiu o chocolante a um acidente. Negativo. Foi o mais forte arrepiando em cima de um time horroroso. 
O ABC goleava em seus tempos áureos sem causar espécie. Time pequeno nasceu para coadjuvar, para ser quixotesco em sua luta desigual. O ABC matava Ferroviário, Força e Luz e Riachuelo com juros e correção. Golear é brindar à liberdade. 
Acidente 
Deus salvou Berguinho do ABC do acidente na Rota do Sol.  
América 
O estilo sossegado do técnico Paulinho Kobayashi abriu guarda para a cornetada dos torcedores do América que adoravam sofrer nos ataques marqueteiros do treinador anterior. 
Time 
Paulinho Kobayashi não deve ter gostado dos dois empates iniciais. Ninguém gostou. Mas é bom analisar também pelo critério da qualidade dos jogadores. Felipe Guedes, um volante ótimo marcador, porém sem habilidade, é  referência do time. 
Máfia 
A coluna comentou dias passados sobre  a atuação de uma máfia de apostadores nas divisões mais baixas do futebol brasileiro. 
Investigação 
A Drade (Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva) investiga a suposta compra de resultados de dois jogos da Série A3 do Campeonato Paulista. 
Venais 
A suspeita é que apostadores tenham feito pagamentos a jogadores com o intuito de acertar o placar final da partida, contando com a ajuda deles dentro de campo como garantia de lucros fora dele. O Esporte Espetacular fez uma reportagem recente sobre o tema.  
Detalhes 
Um apostador deu detalhes de como funciona o esquema de compra de resultados em jogos da Série A3 do Campeonato Paulista.O ge.globo/tvtem teve acesso a áudios e prints de conversas entre William Pereira Rogatto, que seria o apostador segundo relato à polícia, e o jogador do Paulista de Jundiaí. O atleta, que terá o nome preservado a pedido, registrou boletim de ocorrência após ter recusado oferta de R$ 5 mil para ajudar na manipulação do resultado de uma partida.
Denúncia 
A oferta era para que ele ajudasse a fraudar o resultado do duelo contra o Desportivo Brasil, na última sexta-feira – o Paulista venceu por 3 a 2. O jogador, após revelar a tentativa de aliciamento ao clube, foi tirado da delegação que viajou a Porto Feliz para poder denunciar o episódio à polícia.

Vôlei em Natal 
Natal  vai sediar a primeira competição nacional de clubes de vôlei no Brasil, depois da interrupção, em março, por causa da pandemia do Coronavírus. Os jogos da Superliga C masculina acontecerão no Sesi Clube, com 31 times de todo o Brasil, entre 14 e 18 de outubro. 
Anfitrião 
O Rio Grande do Norte terá dois representantes. Um deles, o anfitrião, Aero/Sesi,  formado graças a uma parceria entre o Aeroclube e o Sesi, duas referências do esporte potiguar. “Nós investimos pesado na formação dessa equipe, trazendo inclusive jogadores com experiência internacional. O voleibol potiguar vai voltar a ter a visibilidade que merece, estamos muito confiantes”, diz Matheus Moreira, gestor esportivo do Aero/Sesi.
Estação 
A Prefeitura de Natal  está construindo a Estação Ponta Negra de Esportes de Areia. Localizada no Conjunto Ponta Negra – por trás da Igreja de Santa Rita de Cássia – a Estação de Esportes está recebendo quadras de futevôlei, voleibol, beach tênis, beach soccer, treinamento funcional, altinha, handebol de areia e arquibancada dupla.
Cidade inteira 
De acordo com a Prefeitura , todas as regiões de Natal terão suas Estações de Esportes de Areia. A ideia é construir esses equipamentos em vários bairros da cidade para investir na qualidade de vida, estimular a prática esportiva, integração e bem-estar social dos natalenses.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas