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Google anuncia o Stadia, um ‘Netflix dos games’

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“O futuro dos games não está mais numa caixa”: foi assim
que o Google apresentou nessa terça-feira, 19, o Stadia, seu novo
serviço de streaming de games. Com ajuda de sua infraestrutura de
processamento na nuvem, a gigante americana vai permitir que os
jogadores desfrutem de games em qualquer tela, do celular à TV e com
qualquer controle, desde que estejam conectados à internet. Se
funcionar, a ideia pode acabar com um mercado tradicional do
entretenimento: a venda de consoles e jogos em formato físico,
desbancando marcas como Sony, Nintendo e Microsoft.

Stadia
A Google anunciou a Stadia, uma nova plataforma de streaming, só que de games

Anunciado durante a Game Developers Conference, evento do setor
realizado nesta semana em São Francisco, o Stadia (estádios, em latim)
deve chegar ao mercado até o fim do ano nos EUA, Canadá, Reino Unido e
na Europa. Não há data prevista para o Brasil. Ainda não está claro,
porém, como os jogadores pagarão para usar o Stadia.

Analistas apontam que uma assinatura, nos moldes do Netflix ou do
Spotify, é o modelo de negócios mais provável. Ainda não se sabe também
quais e como serão os jogos disponíveis – em São Francisco, títulos de
alto desempenho como Doom e Assassin’s Creed surgiram entre as
promessas.


Funcionalidades

Além de permitir partidas pela rede, sem que o usuário precise de um
novo dispositivo, o Google quer trazer novas funções aos games.

Por meio do Stadia, criadores de conteúdo poderão jogar partidas ao vivo
junto com espectadores, em uma função chamada Crowd Play. Outra
ferramenta, chamada State Share, permitirá que um jogador comece a jogar
uma fase específica de um jogo, em menos de dez segundos, a partir de
um vídeo que mostre o mesmo nível.

O Google criou um estúdio próprio de jogos para o Stadia – comandado por
Jade Raymond, que criou games como Watch Dogs, da Ubisoft. Haverá ainda
um controle próprio do Stadia, no qual usuários poderão apertar botões
específicos para gravar vídeos de seus jogos ou pedir ajuda ao Google
Assistant para consultar como passar de fase.


Competição

O Stadia não chega sozinho ao mercado: Sony e Microsoft também devem
lançar algo parecido este ano. Para analistas, é um setor cheio de
potencial, mas com incertezas.

“O Stadia é uma ótima prova de conceito, mas só fará sucesso se tiver
usuários e bom conteúdo disponível”, disse Daniel Ahmad, da consultoria
Niko Partners, pelo Twitter.

Já André Pase, professor da PUC-RS, aponta que redes podem ser entrave.
“Não basta uma conexão boa, é preciso que ela seja boa o suficiente para
permitir ao jogador ter tempo de reação dentro dos games.”

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Estadão Conteúdo

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