sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Gostoso ganha TraTrem

- Publicidade -

Antonio Roberto Rocha
[email protected]

São Miguel do Gostoso tem novo produto turístico. Lançado pela Wind Cab, o passeio de TraTrem é realizado em um trenzinho bem regional, puxado por um trator e projetado para levar grupos de até 50 pessoas. Já vem todo estruturado com equipamento de som e é indicado para o serviço de guias. Em sua parte externa, obras do artista pernambucano Romero Britto, que fazem sucesso na Europa, serviram de inspiração para a decoração. Além dessa estrutura, o passeio também conta com a participação de um trio de artistas locais, tocando forró pé de serra.

O ponto de embarque do TraTrem é a Pousada Mar de Estrelas. De lá, os passageiros seguem até a famosa Praia de Tourinhos, conhecida por sua beleza cênica inigualável, com direito a mirante e falésias, e por ser ideal para banho. O turista tem a opção de aproveitar a praia ou seguir o passeio numa jardineira até a Praia do Marco, já na divisa com Pedra Grande, conhecida pelo marco fincado pelos portugueses, uma das evidências que reforçam que o descobrimento do Brasil aconteceu aqui no RN.

No percurso de volta o TraTrem faz parada no Recanto Caipira, restaurante de cardápio variado, com preços acessíveis ao turista, que contempla desde a culinária regional aos frutos do mar, além de dispor de um complexo aquático que será inaugurado em dezembro. O Fica no Reduto, comunidade rural de Gostoso, famoso pelas labirinteiras, grupo de artesãs que produzem e vendem, à sombra das árvores de suas casas, o tipo de bordado que merece o nome pelo emaranhado dos pontos e que se faz desfiando o tecido, unindo fios e preenchendo espaços para formar desenhos decorativos. A técnica, passada de geração para geração, tem origem portuguesa e chegou com os primeiros colonizadores na terra do descobrimento.

A secretária Janiele Linhares aposta que o TraTrem será sucesso no verão “mais gostoso” do país, principalmente durante os seis dias de festa que vão acontecer durante o Réveillon. A Wind Cab, empresa responsável pelo TraTrem, atua há mais de oito anos na região e dispõe de serviços de transfer (principalmente do Aeroporto de Natal até São Miguel do Gostoso), locação de veículos, locação de bikes propícias para andar na praia e passeios turísticos de buggy e jardineira. A empresa fica localizada na Av. dos Arrecifes, 1120, no Centro de Gostoso, ao lado da Pousada Mar de Estrelas.

Festival de Cinema em Gostoso
Começa nesta sexta-feira a sexta edição da Mostra de Cinema de Gostoso, que segue até terça-feira (12). Uma sala de cinema ao ar livre é montada na Praia do Maceió, onde acontecem as sessões da Mostra Competitiva, com 650 cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e som 5.1. A sala oferece uma experiência imersiva como a de um cinema de alta tecnologia. O festival recebe mais de duas mil pessoas por noite. O premiado filme Bacurau, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, estará na sessão especial. Atores como Maria Flor, Karina Telles, Marcélia Cartaxo, Helena Ignez, Carlos Vieira e Anderson Müller confirmaram presença na Mostra.

Desde 2013 o festival leva cultura à população local e visitantes, proporcionando a magia da sétima arte num contexto rústico e caseiro, com sala de cinema na areia da praia. Cursos e seminários também são oferecidos dentro da programação do evento.A realização é do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Setur-RN/Emprotur, com recursos do Projeto Governo Cidadão, através do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Turistech abordou futuro das agências
Um dos setores que mais tem sofrido os impactos do avanço das tecnologias, popularização do acesso à internet banda larga e aplicativos mobile é o das agências de turismo. Muitos desses empreendimentos, que durante muito tempo moldaram os destinos turísticos, encontram-se sem perspectivas de ascensão. As saídas para manter esse segmento ativo dentro do novo cenário de mercado foram discutidas no Fórum Turistech – Destinos e Negócios Turísticos Inteligentes do RN, promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte na terça-feira passada.

“O futuro é entender como o ser humano se comporta, que problema o empreendedor pode resolver e para que grupo de pessoas se comunica. Entendendo essa matemática, é possível ofertar algo para o mercado que tem valor”, defendeu Rafael Santos, idealizador do Agente Empreendedor, uma plataforma que ajuda os empreendedores do setor a se posicionarem como especialistas em produtos únicos de viagens. Ele ministrou no evento a palestra ‘O Mercado do Futuro do Agenciamento de Viagens’.

De acordo com Rafael Santos, os maiores erros dos empreendedores desse segmento são querer lutar contra a tecnologia e não entender que os fornecedores, que antes só vendiam via agências, atualmente têm o direito de vender direto ao cliente. “Esses são os principais problemas, que são focar na venda de viagens.  Mas em vez de focar na venda de pacotes de viagem – o aéreo, o hotel, o passeio –, é preciso vender o conhecimento e a experiência adquirida ao longo dos anos pela agência, como roteiros personalizados, consultorias”, recomenda.  

Agentes do RN visitam Quito
A Brasil Reps Operadora, de Natal, pertencente ao turismólogo Erick Babiche, levou um grupo de agentes de viagem do Nordeste para um fam tour a Quito, no Equador. A promoção conta com apoio da empresa de receptivo local, Gray Line Ecuador. A Gol Linhas Aéreas é a transportadora, já que é a única empresa que tem voo direto de Guarulhos para a capital equatoriana. No roteiro, estão previstos inúmeros tours pela cidade “Patrimônio da Humanidade da Unesco”. As riquezas culturais, naturais e históricas, como a Metade do Mundo, o Parque Nacional de Cotopaxi e o mercado de Otavalo estão na programação. Há quase cinco anos, Babiche vem se especializando nos destinos da América Latina e atendendo exclusivamente as agências de viagens de Natal, Mossoró, João Pessoa, Campina Grande e Recife.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas